Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48451
Código de Localidade: 2602902
Município: Cabo de Santo Agostinho
Tipo de material: fotografia
Título: Engenho Massangana : Casa Grande : Capela de São Mateus : Cabo de Santo Agostinho, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Engenho Massangana é um Conjunto arquitetônico rural do século XIX, composto pela Casa Grande e Capela de São Mateus em uma área de dez hectares. O nome do engenho, de origem africana, vem do Rio Massangana que, na época do auge do açúcar, servia para o escoamento do que era produzido nele, e nos engenhos da região, até o porto do Recife. Acredita-se que Tristão de Mendonça tenha fundado o Engenho Massangana, através da doação de um pedaço de terra do município feita por Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco.
Tombado em nível estadual como Parque Nacional da Abolição, Massangana foi o lugar onde o ilustre pernambucano Joaquim Nabuco viveu durante a infância e é por ele referenciado como o local onde construiu a base de seus ideais abolicionistas. Tais relatos estão presentes em seu livro Minha Formação (1910), cujo conteúdo é explorado na exposição permanente Nabuco e Massangana: o tempo revisitado.
Atualmente, o Engenho é um museu que possui o acervo iconográfico da Fundação Joaquim Nabuco.
Além da visitação espontânea, o equipamento recebe sistematicamente o público estudantil. Através de um programa educativo, temas como o legado do pensamento de Joaquim Nabuco, a escravidão e as lutas libertárias, a cultura afro-brasileira e a economia canavieira são abordados, buscando contribuir para a produção de novos conhecimentos, fortalecimento da consciência patrimonial e da identidade cultural.
Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=127&Itemid=225. Acesso em: out. 2016.
Disponível em: http://www.cabo.pe.gov.br/index.php/turismo/sitios-historicos/. Acesso em: out. 2016.
A Capela de São Mateus foi edificada em uma elevação atrás da casa-grande do Engenho Massangana. Acredita-se que tenha sido erguida em finais do século XVIII e passou por uma série de modificações, sobrando pouco de sua feição original.
Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1307995548_ARQUIVO_TEXTOFINALSYLVIACOUCEIRO.pdf. Acesso em: out. 2016.


Assuntos:
Cabo de Santo Agostinho (PE); Capelas; Engenhos; Igrejas (Edifícios); Pernambuco

Título Secundárias: Fundação Joaquim Nabuco; Parque Nacional da Abolição


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística