Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48376
Código de Localidade: 3525300
Município: Jaú
Tipo de material: fotografia
Autor: Busnardo (Fotógrafo)
Título: Rua Major Prado : [Hotel Jaú] : Jaú, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Rua Major Prado tem sua grande importância na localidade de Jaú. Seu nome tem origem do líder político da cidade durante o período imperial pelo partido conservador, além disso, foi juiz substituto e delegado durante a década de 1880. Na Rua aconteceu alguns fatos relevantes que marcaram o município, um deles foi no dia 16 de janeiro de 1941, quando ocorreu um desfile bastante peculiar, na época em que a rua havia mão dupla, em comemoração ao oitavo aniversário de fundação do Centro Beneficente dos Motoristas, organizado pelo seu presidente, senhor Manoel do Porto.
Nela também se instalou uma espécie de lanchonete, cujo nome era bem sugestivo: Café Soçaite. Além disso, o Bar Jangadeiro estava localizado lá e teve como um marco o pioneirismo ao incentivar a frequência feminina.
Atualmente, na Rua se concentra a maior parte do comércio de Jaú.
Disponível em: http://www.comerciodojahu.com.br/post/1293736/Rua+Major+Prado+de++outros+tempos. Acesso em: out. 2016.
Disponível em:
http://www.fazendaspaulistas.com.br/index.php?topico=fazendas/jau/mandaguahy/historia. Acesso em: out. 2016.

O Hotel Jaú, inaugurado em 1953, foi construído onde se localizava o Antigo Hotel Ovídio. Sua construção esta relacionada ao fato que no final da década de 1940, a cidade havia crescido muito e os cinco hotéis existentes não comportavam mais as aspirações de hospitalidade dos jauenses. Essa realidade era vista como um dos pontos fracos de Jaú, que se aproximava do ano de seu centenário, em 1953.
Em 1948 surgiu a ideia da construção de um grande hotel, adequado aos padrões da época. Os integrantes do Rotary Clube de Jaú foram os principais articuladores e financiadores dessa ideia. Formou-se então uma sociedade anônima, a Hotéis Jaú S.A., composta de cidadãos jauenses dos mais variados setores, interessados em contribuir e encarregados de reunir os recursos necessários para a realização do projeto.
Em maio de 1950, decidiu-se pela compra do prédio do Hotel Ovídio, devido a sua boa localização. O Antigo Hotel foi demolido e após a escolha do projeto dos engenheiros David Primo Lattes e Osvaldo Ribeiro Bueno, deu-se início a construção do Hotel, contando com o apoio do Banco Melhoramentos.
Em quase 60 anos de existência, o Hotel Jaú não é apenas mais um hotel na cidade, mas um marco relevante na história do município. Em localização privilegiada o Hotel Jau encontra-se bem no centro de Jaú, na esquina das ruas Amaral Gurgel e Major Prado, contando com total estrutura comercial ao seu redor. O conjunto arquitetônico contém, além do hotel, uma galeria e diversas salas, ocupadas por estabelecimentos comerciais de diversos seguimentos.
Disponível em: http://www.hoteljau.com.br/paginas.php?t=p&cod=1&titulo=O-Hotel. Acesso em: out. 2016.
Nota-se, à direita, o A Musical.


Assuntos:
Hotéis; Jaú (SP); Ruas; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Hotel Ovídio


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística