Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48352
Código de Localidade: 3525300
Município: Jaú
Tipo de material: fotografia
Título: Praça da República : Jaú, SP
Local: Araçatuba [SP]
Editor: Graf Set Ltda
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça da República, popularmente conhecida como Jardim de Baixo era uma área livre reservada a pastagem de animais. No local havia um chafariz que servia de abastecimento de água à população.
Com o passar do tempo, a Praça passou a ser conhecida como Largo do Rosário, pois um pároco pretendia levantar no local uma igreja que teria como padroeira Nossa Senhora do Rosário.
No fim da década de 1880 foi construído no local o Theatro São Manoel, o primeiro teatro da cidade de propriedade de Manoel José Coimbra. Nessa época, o espaço recebeu a denominação de Largo do Theatro.
A Praça foi reformada no ano de 1910 sendo reprojetada em formato de peixe, posteriormente recebeu árvores e outras melhorias. O responsável pelo projeto foi um engenheiro paulistano, João Ribeiro da Silva.
A Praça ganhou também um lago, um coreto para os concertos musicais e a iluminação elétrica foi colocada em postes com decorações semelhantes à do Teatro Municipal de São Paulo. Logo passou a ser um dos locais mais bem frequentados pelas senhorinhas e famílias de Jaú.
Em 1928 foi construído um monumento em homenagem ao jauense João Ribeiro de Barros. Em 1965 foi inaugurado o monumento em homenagem aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. Na
Praça também se encontra a estátua do Manequen Pis, réplica da estátua localizada na praça central de Bruxelas, na Bélgica.
Disponível em: http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1026875/Pasto+e+Largo+do+Theatro+se+transformam+no+Jardim+de+Baixo. Acesso em: out. 2016.


Assuntos:
Jardins; Jaú (SP); Praças; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Jardim de Baixo; Largo do Rosário; Largo do Theatro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística