Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48180
Código de Localidade: 4208203
Município: Itajaí
Tipo de material: fotografia
Título: [Rio Itajaí-açu] : Porto de Itajaí : vista aérea da cidade : Itajaí, SC
Local: São Paulo
Editor: Foto Postal Colombo
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio Itajaí-açu é formado pela junção dos Rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, no município de Rio do Sul, recebendo ainda as águas do Itajaí do Norte em Ibirama e Itajaí Mirim na cidade de Itajaí. Essa importante bacia hidrográfica, formada por milhares de pequenos afluentes, lança suas águas no Oceano Atlântico, na divisa das cidades de Itajaí com Navegantes.
Disponível em: http://www.apremavi.org.br/cartilha-planejando/o-vale-do-itajai/. Acesso em: set. 2016.
As obras do Porto foram iniciadas efetivamente em 1938 com a construção do primeiro trecho de cais, em estrutura de concreto armado, pátios pavimentados em paralelepípedos e o primeiro armazém. A complementação do cais foi feita na década de 1950. Os trabalhos foram divididos em duas etapas e se prolongaram até meados de 1956, ano em que também teve início a edificação do primeiro armazém frigorífico do Porto de Itajaí. Em 1977 foi erguido o prédio administrativo do Porto e o terceiro armazém. Na década de 1980 foi promovida a reforma e recuperação completa do cais acostável devido à deterioração de diversos pontos em sua estrutura. O Porto de Itajaí foi considerado porto organizado em 1966 pelo decreto 58.780/66, que também criou a Junta Administrativa do Porto de Itajaí (Japi), responsável pela gestão e operação das atividades portuárias. A justificativa de organizar o porto era sua importância comercial e industrial no Vale do Itajaí e a necessidade de integrá-lo no sistema portuário nacional. As operações do porto eram alavancadas pelas cargas de madeira, porém, no final dos anos 1960, o ritmo de extração da madeira começou a apresentar queda, revertendo a longa tendência de crescimento desde o início do século. A partir daí o Porto de Itajaí passou a diversificar suas operações. Começou a operar cargas de açúcar, de produtos congelados e, logo em seguida, os contêineres, que hoje são o carro-chefe da movimentação. Em julho de 1983, o Vale do Itajaí foi assolado por uma das suas maiores enchentes em decorrência de um volume anormal de chuvas e, em decorrência disto, metade do cais do Porto de Itajaí foi destruída pela correnteza do rio. Naquele ano, o cais foi reconstruído pela Cobrasil. No final de novembro de 2008, quando a cidade de Itajaí e toda a região do Vale foram atingidas com chuvas intensas que sobrecarregaram os níveis dos Rios Itajaí-açu e Itajaí-mirim, ocasionando uma grande enchente que acabou derrubando grande parte do cais do Porto de Itajaí. As obras de reconstrução foram concluídas em novembro de 2010.
Disponível em: http://www.portoitajai.com.br/novo/c/historia. Acesso em: set. 2016.
Nota-se à esquerda a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e ao centro o Colégio São José e o Estádio do Clube Náutico Almirante Barroso.


Assuntos:
Cais; Cidades e vilas; Habitações; Itajaí (SC); Portos; Rios; Santa Catarina; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Porto Fluvial


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística