Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48063
Código de Localidade: 4322400
Município: Uruguaiana
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista interna da] Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana : Uruguaiana, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Ensino Superior existe em Uruguaiana desde 1959, através da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana (Fafiur), pioneira na Região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de uruguaiana funcionou inicilamnete no Colégio Sant'ana, entre 1959 e 1969. Transferiu-se para o Seminário Sagrado Coração de Jesus, da Diocese de Uruguaiana, a partir de 1970. Foi agregada a PUCRS em 1966 e passou a integrar o Campus de Uruguaiana em 1987. A inauguração das instalações do Campus Uruguaiana ocorreu no dia 25 de novembro de 1987. Consolidado, o Campus iniciou um processo de expansão. Os cursos de Matemática, Ciências Biológicas, Secretário Executivo e Direito tiveram início em março de 1991.
Em 1994, a PUCRS firmou convênio e protocolo de intenções com a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste e com o Conselho Regional de Desenvolvimento para a implantação, no Campus Uruguaiana, do Polo de Modernização Tecnológica da Fronteira Oeste, priorizando a implantação de piscicultura em propriedades rurais, cultivo de hortigranjeiros por meio da plasticultura e desenvolvimento da bacia leiteira.
Em 2008, a PUCRS e a Unipampa firmaram acordo de cooperação visando uma maior promoção do ensino superior na Fronteira Oeste. Assim, a Unipampa passou a compartilhar das instalações do Campus Uruguaiana da PUCRS.
Ainda em 2008, foi aprovado o Projeto de lei 302/2008, que alterou a lei que autorizou
a doação de uma área à União Brasileira de Educação e Assistência, mantenedora da PUCRS, com a finalidade de fazer constar norma de autorização para que o Executivo transferisse o imóvel à Fundação Universidade Federal do Pampa.
Em reunião realizada no dia 27/08/2009, o Conselho Universitário da PUCRS aprovou a extinção dos cursos vinculados às Faculdades do Campus Uruguaiana. A partir de então, os cursos e as Faculdades passaram por processo gradativo de encerramento, tendo o Campus Uruguaiana encerrado as suas operações em dezembro de 2013.
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) encontra-se instalada no antigo Campus Uruguaiana da PUCRS.
Disponível em: https://goo.gl/VRJVxm. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://www.pucrs.br/institucional/a-universidade/campus-uruguaiana/. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/217554/default.aspx. Acesso em: set. 2016.
Inscrição na foto: Demonstração prática no laboratório de línguas.


Assuntos:
Rio Grande do Sul; Universidades e faculdades; Uruguaiana (RS)

Título Secundárias: Fafiur; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; PUCRS


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística