Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48059
Código de Localidade: 4322400
Município: Uruguaiana
Tipo de material: fotografia
Título: Faculdade de Zootecnia : Faculdade de Medicina Veterinária : Uruguaiana, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) implantou em 1966 a Faculdade de Zootecnia, a primeira do Brasil e a segunda da América Latina.
Em seguida, foram criados os cursos de Ciências Contábeis (1968), Medicina Veterinária (1971), Administração de Empresas (1974) e Agronomia (1979).
Após profundos estudos, a Comissão Pró-Universidade optou pela fusão das faculdades locais sob uma única Entidade Mantenedora: a União Sul Brasileira de Educação e Ensino, mesma entidade mantenedora da PUCRS.
A inauguração das instalações do Campus Uruguaiana ocorreu no dia 25 de novembro de 1987. Consolidado, o Campus iniciou um processo de expansão. Os cursos de Matemática, Ciências Biológicas, Secretário Executivo e Direito tiveram início em março de 1991.
Em 1994, a PUCRS firmou convênio e protocolo de intenções com a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste e com o Conselho Regional de Desenvolvimento para a implantação, no Campus Uruguaiana, do Polo de Modernização Tecnológica da Fronteira Oeste, priorizando a implantação de piscicultura em propriedades rurais, cultivo de hortigranjeiros por meio da plasticultura e desenvolvimento da bacia leiteira.
Em 2008, a PUCRS e a Unipampa firmaram acordo de cooperação visando uma maior promoção do ensino superior na Fronteira Oeste. Assim, a Unipampa passou a compartilhar das instalações do Campus Uruguaiana da PUCRS.
Ainda em 2008, foi aprovado o Projeto de lei 302/2008, que alterou a lei que autorizou
a doação de uma área à União Brasileira de Educação e Assistência, mantenedora da PUCRS, com a finalidade de fazer constar norma de autorização para que o Executivo transferisse o imóvel à Fundação Universidade Federal do Pampa.
Em reunião realizada no dia 27/08/2009, o Conselho Universitário da PUCRS aprovou a extinção dos cursos vinculados às Faculdades do Campus Uruguaiana. A partir de então, os cursos e as Faculdades passaram por processo gradativo de encerramento, tendo o Campus Uruguaiana encerrado as suas operações em dezembro de 2013.
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) encontra-se instalada no antigo Campus Uruguaiana da PUCRS.
Disponível em: http://www.pucrs.br/institucional/a-universidade/campus-uruguaiana/. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/217554/default.aspx . Acesso em: set. 2016.
Inscrição na foto: KM 7 da BR-472


Assuntos:
Rio Grande do Sul; Universidades e faculdades; Uruguaiana (RS)

Título Secundárias: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; PUCRS; Unipampa; Universidade Federal do Pampa


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística