Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47967
Código de Localidade: 2408102
Município: Natal
Tipo de material: fotografia
Autor: Costa, Elder de Oliveira
Título: Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves : Bosque dos Namorados : Natal, RN
Local: [Natal]
Editor: [s. n.]
Ano: 2016
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Criado em 1977 como a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, o Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves está localizado na Avenida Alexandrino Alencar e possui uma área de 1.172 hectares. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção. O Parque das Dunas tem por objetivo garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados; proteger os recursos genéticos; possibilitar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico; preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico; além de oferecer condições para o lazer, o ecoturismo e a realização de atividades educativas e de conscientização ecológica. A fauna nativa do Parque é típica do ecossistema costeiro terrestre formado pela Mata Atlântica. De acordo com levantamento preliminar, a fauna do Parque está representada por cerca de 180 espécies dentre mamíferos, répteis, aves, e invertebrados, como borboletas, aranhas e escorpiões.
Disponível em: http://migre.me/v1Lhx. Acesso em: set. 2016.
O Bosque dos Namorados é Setor de Uso Público, e entrada para o Parque das Dunas, que ocupa uma área aproximada de sete hectares, com mais de mil e trezentas árvores nativas da Mata Atlântica. No Bosque dos Namorados localizam-se a sede administrativa do Parque das Dunas, centro de visitantes, biblioteca, centro de pesquisas, viveiro, unidade de mostra de vegetação, anfiteatro pau-brasil, folha das artes, lago artificial, posto de comando ambiental, parque infantil e anel viário para atividades físicas e caminhadas. No centro de visitantes tem uma sala com uma exposição permanente denominada: "Parque das Dunas: um encontro com sua natureza".
No viveiro são cultivadas as mudas de espécies vegetais nativas do Parque das Dunas, utilizadas na recuperação e reflorestamento de áreas de Mata Atlântica. Do Bosque dos Namorados partem as trilhas interpretativas, ao longo das quais os visitantes conhecem aspectos e elementos do ecossistema dunar. Ao todo, são seis km e meio de caminhada, distribuídos entre as trilhas Ubaia Doce, Peroba e Perobinha.
Disponível em: http://migre.me/v1Lhx. Acesso em: set. 2016.
Fotografia enviada pelo autor por meio digital.
Disponível somente em meio digital.


Assuntos:
Florestas; Natal (RN); Parques; Rio Grande do Norte

Título Secundárias: Parque das Dunas; Setor de Uso Público


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística