Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47867
Código de Localidade: 3303401
Município: Nova Friburgo
Tipo de material: fotografia
Título: Fonte do Suspiro : Nova Friburgo, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Fonte do Suspiro era a principal fonte da vila de Nova Friburgo desde a sua fundação em 1820, onde os habitantes abasteciam de água as suas residências. Com o passar do tempo, a Fonte provocou a urbanização local surgindo a Praça do Suspiro e a Igreja de Santo Antônio. As águas da Fonte acabaram cercadas de lendas criadas pela população de Nova Friburgo. Na Fonte do Suspiro foram canalizadas três bicas: do Amor, da Saudade e do Ciúme, e é considerada, desde tempos antigos, como uma das “maravilhas” de Friburgo, “onde cada friburguense tem uma parte de sua alma e um pedacinho do seu coração”. Diz a lenda que quem beber da “Fonte Encantada do Suspiro”, a ela se prenderá por toda a vida. Recentemente, a Fonte sofreu danos com a destruição causada pelas enchentes de janeiro de 2011, mas foi restaurada e reinaugurada em 2014.
Disponível em: g1.globo.com/rj/.../fonte-do-suspiro-e-reinaugurada-em-nova-friburgo-no-rj.html. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2014/12/fonte-do-suspiro-e-reinaugurada-em-nova-friburgo-no-rj.html. Acesso em: set. 2016.


Assuntos:
Fontes e chafarizes; Nova Friburgo (RJ); Rio de Janeiro (Estado)

Título Secundárias: Fonte Encantada do Suspiro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística