Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47793
Código de Localidade: 5222005
Município: Vianópolis
Tipo de material: fotografia
Título: Ginásio Armindo Gomes : Vianópolis, GO
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Ginásio Armindo Gomes foi fundado a pedido do primeiro prefeito vianopolino, João Batista Gomes. Na época, ao saber que o educador Felipe Thiago Gomes estava fazendo uma visita a Goiás, convidou-o para incluir Vianópolis no roteiro. Após a chegada de Felipe Gomes, o prefeito e o professor Raimundo Acreano Rodrigues de Albuquerque, bateram de porta em porta acordando os líderes locais comunicando-lhes de uma reunião. Após o encontro com várias personalidades, exatamente a 1 hora da manhã do dia 11 de dezembro de 1949, instalado à luz de lâmpada de Aladim, concretizou-se a criação do Ginásio. Foi batizado em homenagem a Armindo Gomes, irmão do prefeito João Batista Gomes
O Ginásio foi instalado na Rua Felismino Viana, nº 50, onde funcionava o ensino primário. Em abril de 1971, a escola mudou-se para a Rua Engenheiro Balduíno, nº 360 e passou a chamar-se Colégio Estadual Armindo Gomes.
Em 1997 foi realizado um concurso com a participação de todos os alunos para a escolha da bandeira. Após a análise dos desenhos, o escolhido foi o da aluna Fernanda Garcia, complementado com a participação dos professores. Na bandeira, o branco refere-se a paz; o amarelo a sabedoria e o zelo; o azul representa a primeira cor usada pelo Colégio; e o livro é a fonte de sabedoria que fará o aluno “brilhar como uma estrela”. Nesse mesmo período, foi criado o hino da Escola, elaborado pela professora Tereza Mendonça, com a música de Lázaro Lúcio.
O Colégio está subordinado à Superintendência Regional de Educação de Silvânia.
Disponível em: http://ceagvps.blogspot.com.br/2012/08/conheca-o-colegio-armindo-gomes.html. Acesso em: set. 2016.
Inscrição na foto: Vendo-se ao fundo a parte em construção.


Assuntos:
Edifícios escolares; Escolas; Goiás (Estado); Vianópolis (GO)

Título Secundárias: Colégio Estadual Armindo Gomes


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística