Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47533
Código de Localidade: 2413904
Município: Taipu
Tipo de material: fotografia
Título: Telern : Taipu, RN
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Telecomunicações Brasileiras S. A. (Telebras), foi criada em 1972 como uma sociedade de economia mista vinculada ao Ministério das Comunicações e se transformou em operadora do Sistema Nacional de Telecomunicações (SNT).
Em 1973, a exploração dos serviços públicos de telecomunicações foi unificada sob o controle de uma única empresa concessionária em cada estado, que adquiriram as demais empresas. Em 1974, a Telebrás foi designada “concessionária geral” para todo o território nacional.
No Rio Grande do Norte, a empresa responsável pelo setor de telecomunicações era a Telecomunicações do Estado do Rio Grande do Norte (Telern). A Telern foi criada em 3 de setembro de 1963, no governo de Aluízio Alves, como uma iniciativa pioneira que contribuiu para a criação de condições mínimas que possibilitariam um maior desenvolvimento do estado do Rio Grande do Norte. A Telern promoveu a interligação, através do sistema interurbano, de várias cidades do estado com a cidade de Natal e ligando o Rio grande do Norte com outros estados.
Em Taipu, a Telern começou a operar em 1978. O posto da Telern ficava em frente a atual Praça Maria das Dores Praxedes. Os orelhões começaram a ser implantados em Taipu em 1996.
Em 1988, a Constituição determinou que os serviços públicos de telecomunicações somente poderiam ser explorados pela União, diretamente ou mediante concessões a empresas sob controle acionário estatal.
Em 1995, o Congresso aprovou a Emenda Constitucional 8, que pôs fim ao monopólio estatal nas telecomunicações.
Em 1997 foi aprovada a Lei 9.472, que autorizou a privatização do sistema Telebrás.
Em maio de 1998, a Telebrás foi cindida em 12 empresas holdings, cada uma responsável por algumas das participações acionárias da Telebrás. Em julho de 1998, no leilão de privatização, a União Federal vendeu sua participação em cada uma dessas holdings.
Com a privatização da Telebrás, a Telern se transformou em Telemar e, atualmente é Oi S. A.
Disponível em: https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/banda-larga/telebras.aspx. Acesso em: ago. 2016.
Disponível em: http://www.embratel.com.br/Embratel02/cda/portal/0,2997,RI_P_1048,00.html. Acesso em: ago. 2016.
Disponível em: http://www.brechando.com/2015/09/10-cartoes-telefonicos-bacanas-dos-tempos-da-telern/Acesso. Acesso em: ago. 2016.
Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/especial-aluizio-alves-o-governo-das-mudancas-e-do-desenvolvimento/9491. Acesso em: ago. 2016.
Disponível em: https://cronicastaipuenses.blogspot.com.br/2015/04/a-telern-em-taipu-rn.html. Acesso em: ago. 2016.


Assuntos:
Companhias telefônicas; Rio Grande do Norte; Taipu (RN); Telecomunicações

Título Secundárias: Oi; Telecomunicações do Estado do Rio Grande do Norte; Telemar


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística