Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47360
Código de Localidade: 3543303
Município: Ribeirão Pires
Tipo de material: fotografia
Título: [Sede Social do Ribeirão Pires Futebol Clube] : Ribeirão Pires, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
No dia 8 de julho de 1911, quando a região ainda não havia sido emancipada e fazia parte do território de São Bernardo do Campo, oito jovens do distrito de Ribeirão Pires se reuniram com a ideia de fundar um clube social e desportivo, o primeiro da localidade. O clube recebeu o nome de Clube Atlético Internacional de Ribeirão Pires, nome que só foi mudado em assembleia realizada em 19 de maio de 1912. Nascia assim o Ribeirão Pires Futebol Clube (RPFC).
As primeiras sedes foram provisórias, em imóveis cedidos por integrantes da diretoria.
Em 1936 o clube comprou um terreno na Avenida Santo André (atual Conteto) e foi iniciada a construção da sua primeira sede social própria, inaugurada no dia 20 de janeiro de 1940. Nos primeiros anos da década de 40, as atividades consistiam em reuniões dançantes e futebol, no campo ao lado do Moinho da Rua Major Cardim.
Em 1947, foi comprado do Sr. João Ugliengo uma área de 30 mil metros quadrados para a construção da praça de esportes, atual área do RPFC.
Na década de 50 foi iniciada a campanha para a construção do Estádio Felício Laurito, inaugurado em 1956 com um jogo entre Palmeiras e RPFC, com vitória do alviverde do Parque Antárctica por 4 a 2. O Ginásio de Esportes, que recebeu o nome do seu fundador, João Domingues de Oliveira, foi inaugurado quatro anos depois.
A partir de 1960 foram iniciadas várias obras, como a primeira piscina, vestiários, futura sede social e outras dependências.
No dia 21 de janeiro de 1978, o presidente do RPFC, Roberto Redivo, abriu as portas do novo Salão Social para a inauguração das novas instalações, com um jantar baile denominado Noite Tropical. Sua Sede Social é considerada hoje a segunda maior em espaço e comodidade no ABC. Comporta cerca de 600 pessoas sentadas ou 2.500 para shows.
O RPFC é hoje o mais antigo clube em atividade na região.
Disponível em: http://www.rpfc.com.br/historia.php. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.folharibeiraopires.com.br/folha-mobile/noticia.php?materia=7000. Acesso em: jul. 2016.
Inscrição na foto: O maior Centro Esportivo do município.


Assuntos:
Clubes; Clubes esportivos; Ribeirão Pires (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Clube Atlético Internacional de Ribeirão Pires


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística