Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47339
Código de Localidade: 4101408
Município: Apucarana
Tipo de material: fotografia
Título: Vista área da cidade : Praça Rui Barbosa : Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes : Apucarana, PR
Local: São Paulo
Editor: Foto Postal Colombo
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Rui Barbosa, anteriormente denominada Praça Palmas, esta localizada na região de maior desenvolvimento comercial e social do município, na mesma região foram construídos a primeira igreja, que se tornou a Igreja Matriz, e o primeiro campo de futebol.
Em 2004 a Praça passou por um projeto de revitalização, ganhando chafarizes e espelhos d’ água, piso em paver, jardim elevado com cobertura de flores, platô renovado, novos bancos, luminárias e lixeiras.
Disponível em: http://www.apucarana.pr.gov.br/servicos/pontos-turisticos. Acesso em: jun. 2016.
A atual Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes foi construída na Praça Rui Barbosa, no ano de 1939. Após um forte vendaval, em 1941, que atingiu toda a cidade, a antiga Igreja foi destruída. A reconstrução da antiga Igreja iniciou-se em 1944. Em 18 de março do mesmo ano, Dom Ernesto de Paula, Bispo da Diocese de Jacarezinho, instaurou a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, seu primeiro vigário foi o Padre Francisco Korner. Na década de 50, iniciou-se as obras para a construção da Catedral que ficou no lugar na antiga Igreja.
A atual Igreja, possui uma arquitetura imponente, sendo a sua nave interna a maior entre todas as igrejas paranaenses. Na fachada frontal há as imagens de São Pedro e São Paulo. Ao alto da torre sineira, se encontra a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. No interior da Igreja, há um belo afresco situado ao fundo do altar, que representa o momento da assunção de Jesus Cristo aos céus.
Outra característica marcante da Igreja, são as pinturas dos anjos tocando bateria e outros instrumentos modernos, ao lado das tradicionais trombetas celestes. Tais representações são de autoria de Henrique, de Ibiporã.
Disponível em: http://www.apucarana.pr.gov.br/servicos/pontos-turisticos. Acesso em: jun. 2016.
Disponível em: http://tnonline.uol.com.br/noticias/apucarana/45,127743,23,07,troca-da-cobertura-da-catedral-de-apucarana-tem-inicio-hoje.shtml. Acesso em: jun. 2016.
Disponível em: http://www.apucarana.pr.gov.br/servicos/historia. Acesso em: jun. 2016.
Inscrição na foto: Praça Ruy Barbosa, Igreja da Matriz N.S. de Lourdes, em fase final da construção da torre.


Assuntos:
Apucarana (PR); Catedrais; Cidades e vilas; Habitações; Igrejas (Edifícios); Paraná; Paróquias; Praças; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Catedral de Nossa Senhora de Lourdes; Igreja Nossa Senhora de Lourdes; Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; Praça Palmas; Praça Ruy Barbosa


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística