Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47273
Código de Localidade: 3523909
Município: Itu
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Padre Miguel : Coreto : Orelhão [Gigante] : Itu, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Também conhecida como Praça da Matriz, a Praça Padre Miguel abriga alguns dos principais símbolos da cidade, como a Igreja Matriz da Candelária, o orelhão e o semáforo gigantes de Itu. Possui algumas características interioranas, com coreto, carrinhos de sorvete e pequenos comércios.
Disponível em: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/itusalto---parques.jhtm. Acesso em: jun. 2016.
O Orelhão de Itu é um dos principais pontos turísticos de Itu e um dos responsáveis pela fama de "cidade onde tudo é grande".
O Orelhão, que possui sete metros de altura, foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela Telesp em 1973, na Praça da Matriz. Homenageado com um banquete na cidade, Higino Corsetti encerrou seu discurso com as seguintes palavras: “O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior”.
Em 2000, com a privatização da Telesp pela Telefônica, o Orelhão foi reformado. Em 2012, com a mudança de nome da operadora de telefonia fixa que atua no Brasil, a cidade de Itu teve a imagem de um dos seus grandes símbolos mudada pela terceira vez. O orelhão gigante foi pintado com as cores roxo e cinza, da operadora Vivo.
Disponível em: http://secretariasitu.com.br/site/?page_id=12177. Acesso em: jun. 2016.
Fotografia cedida pela Prefeitura da Estância Turística de Itu.


Assuntos:
Coretos; Itu (SP); Monumentos; Praças; São Paulo (Estado); Telefone

Título Secundárias: Praça da Matriz


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística