Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47252
Código de Localidade: 3523909
Município: Itu
Tipo de material: fotografia
Autor: Catherini, Settimio, 1901-1975
Título: [Sala da Convenção do] Museu Republicano Convenção de Itu : Itu, SP
Local: Itu [SP]
Editor: Foto Setimo
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Sala da Convenção foi uma das primeiras áreas de exposição aberta ao público em 18 de abril de 1923. Affonso de Taunay, então Diretor do Museu Paulista e do Museu Republicano, idealizou-a como um espaço para rememorar a reunião dos republicanos paulistas, ocorrida em 1873, e que ficou conhecida como “Convenção de Itu”.
Composta por mobílias, um lustre francês de cristal e piano, recria o recinto de uma sala de visitas, criando um ambiente próximo ao vivenciado pelos republicanos da segunda metade do século XIX. Nas paredes, estão presentes retratos de alguns Convencionais e dos proprietários da casa em 1873.
Disponível em: http://mr.vitis.uspnet.usp.br/. Acesso em: jun. 2016.
O Museu Republicano “Convenção de Itu” é uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Foi criado pela Lei no.1.856, de 29 de dezembro de 1921, como extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
Exerce atividades de pesquisa, ensino e extensão, abordando prioritariamente três linhas de investigação condizentes com o patrimônio histórico e cultural que abriga: Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho, História do Imaginário.
Encontra-se instalado em sobrado histórico, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
O Museu Republicano, atualmente possui três sedes: o Museu de História, localizado em sobrado do século XIX; o Centro de Estudos, localizado em imóvel conhecido como Casa do Barão, na mesma rua em que está o Museu, e que abriga a Biblioteca, a área administrativa e a área científica e de curadoria da instituição; o imóvel conhecido como Casa da USP, onde foram alojadas atividades de conservação e restauração dos acervos.
Disponível em: http://www.mp.usp.br/mr/. Acesso em: jun. 2016.
Inscrição na foto: Sala onde se reuniram os Convencionistas.


Assuntos:
Habitações; Itu (SP); Museus (Edifícios); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Residência da Família Almeida Prado


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística