Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47217
Código de Localidade: 3503307
Município: Araras
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Barão de Araras : Monumento : [Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolff] : Araras, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça é considerada a mais importante da cidade, sendo o início do povoamento na origem de Araras junto com o terreno cedido para a construção da Capela Nossa Senhora do Patrocínio, atual Basílica. Seu nome vem de um de seus fundadores, Bento de Lacerda Guimarães (Barão de Araras). Nela, estão localizadas importantes edificações como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio e a Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolff, assim como atrações como lagos, fonte luminosa e o Monumento do Centenário. A Praça foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural em 1989.
Disponível em: http://www.araras.com.br/curiosidades. Acesso em: jun. 2016.
Disponível em: http://brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Araras&uf=SP&tipo=turismo. Acesso em: jun. 2016.
Sendo um dos principais pontos turísticos e gratuitos da cidade, a Casa da Cultura fica na Praça Barão de Araras, no Centro. Projetada por Vitor Dubugras, ela foi construída em 1896, e já funcionou como Fórum Municipal, Cadeia Pública e Câmara. Dessas épocas, a construção guarda raridades como celas solitárias feitas em madeira. Demais celas, ainda com suas pesadas grades, hoje abrigam o acervo permanente da Casa da Cultura, com muitas obras, entre as quais telas, gravuras e esculturas.
Disponível em: http://www.araras.com.br/onde-visitar. Acesso em: jun. 2016.


Assuntos:
Araras (SP); Câmaras municipais; Centros culturais; Edifícios públicos; Fóruns; Praças; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Cadeia Pública; Câmara Municipal; Fórum


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística