Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47160
Código de Localidade: 4204608
Município: Criciúma
Tipo de material: fotografia
Autor: Zappelini, Faustino, 1911-1998
Título: [Vista aérea da Escola Técnica General Osvaldo Pinto da Veiga] : Criciúma, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1970
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
No dia 2 de maio de 1959, por iniciativa da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, foi criada a Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC), focada na preparação de mão de obra qualificada e especializada, bem como na assistência social.
Em 10 de abril de 1963 foi inaugurada a Escola Industrial, em parceria com o Senai, iniciando com cursos de aprendizagem industrial.
Em 1969 com o nome de Escola Técnica General Osvaldo Pinto da Veiga, iniciaram-se os cursos técnicos, que até hoje suprem as necessidades do mercado por estes profissionais, em todo Estado de Santa Catarina e também no país.
Atual Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, entidade sem fins lucrativos, filantrópica e pertencente ao segmento comunitário, é um braço social da atividade carbonífera, pois o campus de educação e tecnologia da instituição é mantido via contribuição de cerca de um por cento do faturamento das empresas carboníferas da região, além das mensalidades pagas pelos alunos.
Tem por finalidade prestar assistência técnica, educacional, entre outras, para a comunidade em geral.
Paralelamente, a SATC presta assistência técnica e educacional a entidades carentes. A entidade oferece ainda atendimento odontológico, técnico de enfermagem, profissional de psicologia e assistência social para todos os alunos e colaboradores.
Desde 1959 a instituição já passou por várias revitalizações. Em 2008, atendendo a uma solicitação de mercado, constituiu um novo organograma, que contempla duas grandes áreas principais: A SATCEDU, composta pela Escola Educacional Técnica Satc (Edutec), Formação Continuada, Faculdade Satc e Pós-graduação e a SATCTEC, com os laboratórios Laec, Laqua, Lametro e Labgeo, Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) e Incubadora.
O campus possui uma área total de 550.000 m2, sendo 36.000 m2 de área construída. Seus 60 laboratórios possuem equipamentos de nível tecnológico avançado. São 85 salas de aula, biblioteca com 40 mil títulos, complexo esportivo com dois ginásios cobertos, dois campos de futebol e pista de atletismo. Possui atualmente cerca de sete mil alunos e 700 colaboradores.
Oferece para colaboradores e alunos uma Unidade de Idiomas (UDISATC), proporcionando o ensino da língua inglesa, italiana e espanhola a baixo custo, complementando a qualificação e sendo um diferencial para a empregabilidade.
Disponível em: http://www.portalsatc.com/site/interna_institucional.php?i_grupo=143. Acesso em: jun. 2016.
Inscrição na foto: Escola Técnica Industrial da SATC, onde funciona também parte da faculdade.


Assuntos:
Cidades e vilas; Criciúma (SC); Edifícios escolares; Escolas técnicas; Habitações; Santa Catarina; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina; Escola Industrial; Escola Técnica Industrial


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística