Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47158
Código de Localidade: 4204608
Município: Criciúma
Tipo de material: fotografia
Título: Sede Campestre da Sociedade Recreativa Mampituba : Criciúma, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1982
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Sociedade Recreativa Mampituba surgiu do Mampituba FootBall Club, fundado em 18 de maio de 1924, dois anos antes de Criciúma se emancipar de Araranguá, em 1924. O objetivo, a princípio, era a prática de futebol, esporte que estava conquistando a admiração da sociedade.
Liderado por Abílio Paulo, um grupo de 52 pessoas de Criciúma e região se reuniu e assinou a ata de fundação. O nome "Mampituba” foi escolhido devido ao rio que faz divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que tem o mesmo nome.
A sede para a nova agremiação foi a mesma que era utilizada pela Sociedade Cooperativa Victória, localizada na rua Seis de Janeiro, onde até hoje funciona e sede administrativa do clube. Já o campo utilizado para os treinos do Mampituba Foot Ball Club situava-se onde atualmente fica o Bairro Pio Corrêa, que posteriormente passou a pertencer ao Ouro Preto Futebol Clube.
No início, o futebol era a principal modalidade a ser praticada no clube, mas com o passar do tempo e o aumento do número de associados, novos esportes foram implantados. Além dos esportes, os bailes também contribuíram para aumentar a notoriedade do clube na região.
Mesmo tendo abandonado a prática do futebol em 1937, o clube manteve, até 1943, a denominação de Mampituba Foot Ball Club. Foi nessa data que o então presidente Addo Caldas Faraco fez uma assembleia geral extraordinária e, além de outras mudanças, estabeleceu o nome Sociedade Recreativa Mampituba, usado até hoje.
Na década de 70, a Sociedade Recreativa Mampituba adquiriu de um terreno para a construção da sede campestre. As obras do novo empreendimento, situado entre Cocal do Sul e Criciúma, iniciaram no final de 1972.
O arquiteto Fernando Jorge Carneiro foi o responsável pelo planejamento e construção das obras. A princípio o trabalho tinha previsão para ficar pronto em maio de 1974, quando o clube completaria 50 anos. Fortes chuvas destruíram boa parte dos trabalhos realizados, o que adiou a inauguração para a primavera do ano seguinte.
Disponível em: http://mampituba.com.br/historico/. Acesso em: jun. 2016.
Inscrição na foto: Sede Campestre da Sociedade Recreativa Mampituba, possuindo amplas instalações para recreação, dança, restaurante, além de conjunto externo para esportes, sauna, piscina, etc.


Assuntos:
Clubes esportivos; Criciúma (SC); Santa Catarina

Título Secundárias: Mampituba FootBall Club


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística