Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46886
Código de Localidade: 2603454
Município: Camaragibe
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista parcial da cidade : Cruzeiro] : Companhia Industrial de Pernambuco : Camaragibe, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A construção da fábrica da Companhia Industrial de Pernambuco (Ciper) teve início em 1892, nas terras do antigo Engenho de Camaragibe, então território do município de São Lourenço da Mata, que pertence atualmente ao município de Camaragibe. Após dois anos de obras, a Fábrica entra em atividade em 1894 produzindo tecidos rústicos, com destaque para o brim e o algodão.
A Fábrica manteve-se como principal atividade econômica da localidade até o final da década de 1970, quando a produção da Companhia foi suspensa por conta da crise.
Em 1980 o grupo Braspérola adquiriu as instalações da Fábrica, que passou a ter a mesma denominação do grupo proprietário. Recomeçaram as produções, acrescentando o linho entre as matérias-primas de fabricação.
Após alguns anos de funcionamento, a crise voltou a alterar o funcionamento da Fábrica, com outras paradas, demissões e ameaças de fechamento definitivo, até que a Braspérola não resistiu e parou suas atividades.
Em 2005, a empresa foi adquirida pelo grupo francês Vivalin, no entanto, assim como no início de sua atividade, este reinício não foi com toda a capacidade.
No final e 2010 a área de 26 hectares foi vendida novamente. A pretensão era transformar as antigas instalações da Companhia Industrial de Pernambuco em um complexo de prédios empresariais.
Disponível em: http://www.samauma.biz/novo/tombamento-da-fab-de-camaragibe/. Acesso em: ago. 2016.
Disponível em: http://diretodosmanguezais.blogspot.com/p/fabrica-de-tecidos-que-construiu-uma.html. Acesso em: ago. 2016.
Disponível: http://www.upenet.com.br/concluido/2008/Camaragibe_08/arquivos/HISTORIA%20DE%20CAMARAGIBE.pdf. Acesso em: ago. 2016.
Disponível em: http://www.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/download/179/168. Acesso em: ago. 2016.


Assuntos:
Camaragibe (PE); Cidades e vilas; Fábricas; Habitações; Indústria têxtil; Pernambuco; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Braspérola; Ciper; Companhia Industrial Pernambucana; Fábrica de Tecidos de Camaragibe; Vivalin


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística