Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46817
Código de Localidade: 2802403
Município: Gararu
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos : Gararu, SE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A atual Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos, localizada na Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade, foi construída como Capela no início da década de 1840 pelos sitiantes oriundos do território de Porto da Folha. Sua construção estabeleceu a povoação, que passou a ser nomeada como Curral de Pedras. Por ocasião da Resolução nº 473, de 28 de março de 1857, a Capela foi transformada em sede da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Porto da Folha. Em 10 de abril de 1875, a Capela foi elevada à categoria de Matriz através da Resolução Nº. 1.003, que também desmembrou a povoação de Curral da Pedra da freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Ilha do Ouro, a tornando sede da freguesia de Nosso Senhor Bom Jesus dos Aflitos. A torre da Igreja foi construída em 1910, data que consta em sua fachada.
O interior da Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos tem características do estilo barroco: seu coro tem piso e parapeito em madeira e seu altar ornamentado abriga imagens, também em madeira, do Bom Jesus dos Aflitos, de Nossa Senhora da Conceição e de São José; em suas laterais estão localizados santuários e em sua sacristia é encontrada uma antiga pia batismal.
Disponível em: http://www.gararu.se.gov.br/historia/. Acesso em: abr. 2016.
Disponível em: http://gararu-se.blogspot.com.br/2012/03/historia-de-gararu.html. Acesso em: abr. 2016.
Disponível em: http://histriadesergipe1.blogspot.com//2011/12/gararu-e-suas-belezas-naturais.html. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos:
Capelas; Gararu (SE); Igrejas (Edifícios); Sergipe

Título Secundárias: Capela Bom Jesus dos Aflitos


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística