Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46752
Código de Localidade: 3541406
Município: Presidente Prudente
Tipo de material: fotografia
Título: Museu Histórico [Municipal] : Presidente Prudente, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1984
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A criação do Museu Municipal, como parte das comemorações aos 40º aniversário da cidade, foi realizada em 12 de setembro de 1957. Em 1974, o então Prefeito Dr. Walter Lemes Soares nomeou uma Comissão Especial de Organização e Instalação do Museu Municipal. Ainda em 1974, o Museu Histórico Municipal foi transformado em Fundação. No ano seguinte a Fundação Museu Histórico Municipal foi instalada em sede provisória, situada na Rua Siqueira Campos.
Em 1977 foi doado o terreno e edificações do antigo Matadouro Municipal para servir de sede do Museu. Atualmente, o Museu ocupa uma área total de 5.176 metros quadrados, incluindo nesse total, três edificações, totalizando 380,315 metros quadrados de área construída, distribuídos num prédio central antigo, anteriormente utilizado como Matadouro Municipal, tombado pelo Executivo Municipal, é hoje local para a guarda e exposição de peças, equipamentos, fotos e documentos do acervo geral, para a informação da comunidade e estudantes que se utilizam do Museu como complemento didático em sua formação regular.
Após intervenção do então Prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho, a Diretoria da Fundação Museu e Arquivo Histórico Municipal foi extinta em 2002, passando o acervo e instalações da Fundação a fazerem parte do patrimônio da Prefeitura Municipal, sendo a Secretaria Municipal de Cultura sua administradora. O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto tornou-se um setor do Departamento de Preservação e Memória.
Disponível em: http://museu.presidenteprudente.sp.gov.br/museu/index.jsp. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Matadouros; Museus; Museus (Edifícios); Presidente Prudente (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Fundação Museu Histórico Municipal; Matadouro Municipal; Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto; Museu Municipal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística