Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46733
Código de Localidade: 3526902
Município: Limeira
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea da Sociedade Dançante Recreativa Nosso Clube : Limeira (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O ano de 1933 foi o marco inicial da fundação do Nosso Clube em Limeira.
Em 14 de outubro de 1933 realizava-se o casamento de Santo Fabri Neto, na sede social da Sociedade Italiana (localizada onde hoje existe o antigo prédio do Ítalo), cujos salões foram cedidos para as festividades.
O presidente da Sociedade Italiana, Comendador Vicente Leoni, recomendou que fosse fixado no quadro de avisos que no dia do casamento os associados teriam acesso ao clube, porém só participariam das festividades os convidados dos noivos.
Alguns jovens, entusiasmados com a música, tomaram seus pares e invadiram o salão de danças, fato que foi prontamente contestado por Vicente Leoni, por transgredir as regras previamente estabelecidas com o dono da festa.
No meio da execução de uma valsa, Vicente Leoni subiu em uma cadeira e pediu que a orquestra parasse de tocar e solicitou que as pessoas que não tivessem sido convidadas pelos noivos se retirassem das dependências do clube.
Os jovens revoltados e constrangidos pelo pedido, reuniram-se na Rua Tiradentes, logo acima do clube, ali começaram a contestar a atitude do presidente. No calor da discussão, alguém sugeriu a formação do Nosso Clube para ter liberdade de participação do consideravam deles.
No dia 13 de dezembro de 1933, foi realizada a assembleia para a constituição do Nosso Clube.
Disponível em: http://www.nossoclube.com.br/site/a-historia. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Associações, instituições, etc; Cidades e vilas; Clubes; Habitações; Limeira (SP); São Paulo (Estado); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística