Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46704
Código de Localidade: 3526902
Município: Limeira
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista aérea da cidade : Praça Doutor Luciano Esteves : Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores] : Limeira (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Praça que homenageia um importante cidadão limeirense, possui monumentos à Segunda Guerra e um busto em homenagem ao patrono.
Disponível em: http://www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/service.php?servico=3#view_content_service. Acesso em : maio 2016.
Primeira Igreja de Limeira, foi fundada em 1826 e construída junto à fundação da cidade por Bento Manoel de Barros, o Barão de Campinas, considerado um dos primeiros povoadores do sertão da Tatuiby. A antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores na época teve o título de Capela de Nossa Senhora das Dores de Tatuiby.
A primitiva Igreja tinha seu alinhamento quase na altura da atual Rua Barão de Campinas.
A primeira igreja era de madeira, mas foram erigidos novos templos em substituição aos anteriores em 1876 e 1950. A nova Matriz foi inaugurada em 1876. Demolida na década de 40, foi reconstruída e hoje é sede da diocese de Limeira. Por sua localização central, a paróquia abrange uma grande parcela da população limeirense, sendo a principal igreja da cidade e a sede da Diocese de Limeira.
Disponível em: http://catedral-limeira.com.br/?page_id=10267. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/service.php?servico=3&categoria=43#view_content_service. Acesso em: maio 2016.
Nota-se ao fundo, à esquerda, o Edifício Tatuíbe e o Cine Vitória.


Assuntos:
Capelas; Catedrais; Cidades e vilas; Habitações; Igrejas (Edifícios); Limeira (SP); Paróquias; Praças; São Paulo (Estado); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Capela de Nossa Senhora das Dores de Tatuiby; Capela de Nossa Sra. das Dores de Tatuiby; Catedral de Nossa Senhora das Dores; Catedral Nossa Sra. das Dores; Igreja de Nossa Senhora das Dores; Igreja de Nossa Sra. das Dores; Igreja Matriz de Nossa Sra. das Dores; Paróquia de Nossa Senhora das Dores; Paróquia de Nossa Sra. das Dores


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística