Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46697
Código de Localidade: 4202404
Município: Blumenau
Tipo de material: fotografia
Autor: Bento, Victor
Título: Vista aérea da cidade : Praça Hercílio Luz : Rua XV de Novembro : Fundação Cultural de Blumenau : Blumenau, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Hercílio Luz foi fundada em 2 de setembro de 1900, em homenagem ao cinquentenário da fundação da cidade, marcando a chegada dos fundadores de Blumenau. Sua denominação atual foi aprovada em homenagem ao Dr. Hercílio Pedro da Luz em 16 de abril de 1919, uma importante figura política em Blumenau. Localizada no início da Rua XV de Novembro, a Praça serviu de espaço para apresentações culturais ao ar livre, antes de sua transformação. Atualmente se encontra na praça uma mini cervejaria, o Porto Fluvial de Blumenau, o Museu da Cerveja, o Monumento em homenagem à fundação do município e o Monumento Voluntários da Pátria, em homenagem aos soldados que representaram Blumenau na Guerra do Paraguai (1865-1870) e a 2ª Guerra Mundial (1939-1945).
Disponível em: http://www.blumenau.sc.gov.br/governo/secretaria-de-turismo/pagina/atrativos-sectur//pracas-sectur. Acesso em: maio 2016.
A atual Rua XV de Novembro era conhecida popularmente como Wurtstrass, termo alemão para Rua da Linguiça, por ser estreita e cheia de curvas. Em 1890, foi nomeada como Rua XV de Novembro em homenagem a recente Proclamação da República. No ano de 1929 se tornou a primeira Rua em Santa Catarina a receber pavimentação em paralelepípedos. Atualmente é palco dos desfiles da Oktoberfest, das comemorações do aniversário de Blumenau e do Stammtisch.
Disponível em: http://blumenau.sc.gov.br/atrativos-historico-sectur. Acesso em: maio 2016.
A Fundação Cultural de Blumenau está localizada no prédio que antigamente era sede da Colônia. Construído em 1874, o prédio foi projetado pelo arquiteto Henrique Krohberger, ampliado em 1918 e remodelado em 1939 e já abrigou o Arquivo Nacional, o Fórum, a Delegacia Regional de Polícia, a Prefeitura e outras repartições públicas, sendo denominado como Palácio da Justiça. Em 1982, a Prefeitura passou para a nova sede, localizada na Praça Victor Konder. Em 1958, ocorreu um incêndio que destruiu parcialmente o prédio. Como parte da revitalização da Rua XV de Novembro, o edifício passou por uma completa reforma, recuperando os traços arquitetônicos da primeira construção.
Atualmente o prédio é a sede da Fundação Cultural de Blumenau e oferece diversas atividades como escola de artes, cursos, exposições, artesanato, oficinas, galeria de arte entre outras. Seus principais objetivos são executar a política de apoio à cultura, formular, coordenar e executar programas de incentivo às manifestações artístico-culturais, estimular a pesquisa da arte e da cultura, apoiar instituições culturais públicas e privadas, incentivar a produção e a divulgação de eventos culturais e integrar a comunidade às atividades culturais.
Disponível em: http://www.blumenau.sc.gov.br/governo/secretaria-de-turismo/pagina/atrativos-sectur//arquitetura-sectur. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://blumenaumaiscultura.com.br/espaco/97/. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Arquivos (Edifícios); Blumenau (SC); Centros culturais; Cidades e vilas; Delegacias de polícia; Edifícios públicos; Fóruns; Habitações; Praças; Prefeituras; Ruas; Santa Catarina; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Arquivo Nacional; Delegacia Regional de Polícia; Fórum; Palácio da Justiça; Prefeitura Municipal; Rua 15 de Novembro; Rua da Linguiça; Rua Quinze de Novembro; Wurtstrass


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística