Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46648
Código de Localidade: 4202404
Município: Blumenau
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea [da cidade : Alameda Rio Branco : Rio Itajaí-Açu] : Blumenau, SC
Local: [S. l.]
Editor: Foto Postal Colombo
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio Itajaí-Açu nasce no centro do município de Rio do Sul, quando acontece a união dos Rios Itajaí do Sul (Alfredo Wagner) e Itajaí do Oeste (Rio do Campo), que tem distância equivalente em relação ao Rio Itajaí-Açu, a quase 150 quilômetros de suas nascentes nas montanhas. O Rio é o maior curso d’água da Bacia Itajaí-Açu, sendo suprido por 54 rios e ribeirões. Além dos Rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, alguns de seus grandes afluentes são o Rio Itajaí do Norte, Rio Benedito, Rio do Testo, Rio Luiz Alves e Rio Itajaí – Mirim.
Disponível em: http://www.usinasaltopilao.com.br/rio_itajai/sobreorio.asp. Acesso em: maio 2016.
A Alameda Rio Branco, popularmente conhecida como Alameda, também já foi denominada como Kaiserstrasse, ou Rua do Imperador. Após a proclamação da república foi nomeada como Rua 7 de janeiro, mais precisamente após 18 de janeiro de 1890. Em 1919, a Rua foi nomeada como Alameda Rio Branco pelo Decreto nº124 de 19 de abril, uma homenagem ao Barão do Rio Branco. A Alameda foi cenário de belas casas residenciais até a década de 80, quando, por ocasião das grandes cheias de 1983 e 1984, deu lugar a centros comerciais e modernos edifícios que alteraram sua paisagem.
Disponível em em: http://adalbertoday.blogspot.com/2014/08/alameda-rio-branco.html. Acesso em: maio 2016.
Nota-se à esquerda, em primeiro plano a Rua 7 de Setembro, em segundo plano o Hospital Santa Isabel, ao centro a Rua XV de Novembro e à esquerda, ao fundo, a Catedral São Paulo Apóstolo e a Ponte Aldo Pereira de Andrade.


Assuntos:
Blumenau (SC); Cidades e vilas; Habitações; Rios; Ruas; Santa Catarina; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Kaiserstrasse; Rua 7 de janeiro; Rua do Imperador


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística