Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46616
Código de Localidade: 3526902
Município: Limeira
Tipo de material: fotografia
Título: Câmara Municipal : Limeira (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 22 de julho de 1844 foi instalada a Câmara Municipal de Limeira, com a posse de seus primeiros vereadores, e a 1ª Sessão Ordinária da Nova Câmara de Limeira foi realizada em 7 de janeiro de 1845.
Nos documentos relativos ao ano de 1844, após sua instalação, consta que as reuniões eram feitas em casas destinadas para sessões da Câmara Municipal.
Por volta de 1845, por meio de ofício endereçado ao governo provincial, enviado pelo Inspetor de Obras Públicas Manoel José de Carvalho, reclamou-se a construção da casa da Cadeia, Fórum e Câmara, na Praça José Bonifácio. Como Competia às Vilas construir este prédio, o Governo nada deu.
Segundo o historiador Dr. Busch, em sua obra "História de Limeira", a Câmara Municipal, o Fórum e a Cadeia estavam instalados em casas alugadas e impróprias.
Em 1859 foi feita uma subscrição entre as pessoas detentoras de recursos para se construir o sobradão, que foi inaugurado em 1865, abrigando a cadeia, serviços municipais e sala de reunião para a Câmara Municipal e o Tribunal. Posteriormente a Câmara Municipal passou a funcionar na Rua Doutor Trajano, 745, no edifício da Caixa Econômica Estadual.
Pela Lei 1.138/69 foi autorizada a transferência da Câmara Municipal para o prédio "Palácio Tatuibi". Depois a sede do Poder Legislativo foi transferida para a Praça Doutor Luciano Esteves número 227 e, por fim, mudou-se para a sede própria a Rua Pedro Zaccaria número 70, Jardim Nova Itália.
Disponível: http://limeira.sp.leg.br/historia/index.php. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3817. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Câmaras municipais; Edifícios públicos; Limeira (SP); Praças; São Paulo (Estado)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística