Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46562
Código de Localidade: 3170206
Município: Uberlândia
Tipo de material: fotografia
Título: Praia Clube : Uberlândia, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Praia Clube foi criado em 10 de junho de 1935, data em que foi realizada a primeira reunião formada por um grupo de amigos com o intuito de transformar a área frequentada por nadadores e banhistas em uma sociedade civil. Nos registros da reunião constam o nome de doze integrantes: José de Oliveira Guimarães, Mário Guimarães Faria, Lourival Borges, Oscar Miranda, Roman Balparda, Enéas de Oliveira Guimarães, Gercino Borges, Boulanger Fonseca, Floramante Garófalo, Hermes Carneiro, José Carneiro Júnior e Fausto Savastano. O local, às margens do Rio Uberabinha, de propriedade do coronel Constantino Rodrigues da Cunha, era frequentado desde 1929 para a prática de natação e para banhos nas águas do rio pelos então chamados "praianos". A turma de nadadores resolveu, então, pedir ao proprietário que vendesse um pedaço dessas terras à margem do rio. Ele concordou, desde que os interessados comprassem toda a chácara pelo preço de 35 contos de réis. Reunidos 14 interessados, a área foi assim adquirida.
Durante seus dez primeiros anos, o clube permaneceu como propriedade particular. Só em 1945, por sugestão do associado Celso Queiroz, é que a propriedade se transformou em clube de direito seguindo um estatuto. O nome Praia Clube foi proposto pelo fiscal federal José Victor que o sugeriu devido a uma praia de seixos em forma de meia lua que existia onde atualmente se encontram as quadras de peteca descobertas. Em 1935, a extensão do terreno era de 65 mil metros quadrados, bem menos que os atuais 227 mil metros quadrados. A área ocupada foi sendo comprada ao longo dos anos pelos sócios, especialmente através de dinheiro arrecadado em festas e outros eventos sociais como os bailes de carnaval e da primavera. Ao longo de sua história, o Praia Clube possui grande tradição de práticas esportivas como a natação, o tênis, o vôlei, a peteca, o futsal, o handball, o basquete e o judô. Além disso, conta com uma grande infra-estrutura de lazer que foi e ainda é frequentada pela elite uberlandense. Nesse sentido, a história da cidade se confunde em alguns momentos com a própria história do Praia Clube.
Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/6202.pdf. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos:
Clubes; Minas Gerais; Uberlândia (MG)

Título Secundárias: Praia Clube Sociedade Civil


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística