Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46477
Código de Localidade: 3552205
Município: Sorocaba
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Frei Baraúna : Obelisco : Fórum : [vista aérea da cidade] : Sorocaba, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1951
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Também conhecida como Largo do Fórum, seu nome origina de uma homenagem ao monge beneditino Joviano Baraúna. Construída em 1889 e entre 1916 e 1930, abrigou o Jardim Municipal de Sorocaba, conhecido por Jardim dos Bichos, o primeiro jardim público da cidade com plantas e animais. A partir de 1968, com a transferência do Jardim dos Bichos para um outro local, a praça passou a ser o endereço do primeiro fórum de Sorocaba. Realizava-se na Praça uma famosa Feira da Barganha.
Disponível em:http://www.vivacidade.com.br/gv_pontos_turisticos_interno.php?id_turistico=144. Acesso em: 6 abr. 2016.
Obelisco construído em homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na segunda Guerra Mundial na Itália. Inaugurado em 7 de setembro de 1948, foi construído com a colaboração dos cidadãos para homenagear todos os soldados que integraram a FEB, especialmente os 109 soldados sorocabanos enviados à Guerra. Uma placa fixada no monumento, traz os nomes dos pracinhas sorocabanos que lutaram na guerra, sendo que dois deles – Martins de Oliveira e Cesário de Aguiar – estão assinalados com uma cruz, porque morreram em combate.
Disponível em: http://sorocaba.cidadeinterativa3d.com.br/galeria/oficina-cultural/. Acesso em: 6 abr. 2016.
Disponível em: http://www.sorocaba.com.br/enciclopediasorocabana/index.php/?local=titulos&tipo=verbetes&ler=1102647118
Também conhecido como Fórum Velho, foi construído em 1940. Abriga atualmente a Oficina Cultural Grande Otelo, nome dado em homenagem ao famoso ator Grande Otelo (Sebastião Bernardes de Souza), a Oficina Cultural foi inaugurada em abril de 1994. Considerada referência para a cultura regional e motivo de orgulho em Sorocaba. Alguns de seus projetos especiais, como os festivais Curta Teatro e Curta Dança, ganharam uma dimensão nacional. São desenvolvidos no prédio, cursos gratuitos de artes plásticas, dança, desenho, história em quadrinhos, literatura e música. Também abriga ateliês, salas multimeios, laboratório fotográfico, espaço para exposições, camarins e auditório para 150 pessoas. O prédio encontra-se atualmente em reforma e a Oficina Cultural encontra-se atualmente na Rua Ramos de Azevedo, 277.
Disponível em:http://sorocaba.cidadeinterativa3d.com.br/galeria/oficina-cultural/. Acesso em: 6 abr. 2016.
Disponível em: http://www.vivacidade.com.br/gv_pontos_turisticos_interno.php?id_turistico=144. Acesso em: 6 abr. 2016.
Disponível em:http://oficinasculturais.org.br/unidades/?oficina=15. Acesso em: 6 abr. 2016.


Assuntos:
Centros culturais; Cidades e vilas; Edifícios públicos; Fóruns; Habitações; Jardins; Jardins zoológicos; Obeliscos; Praças; São Paulo (Estado); Sorocaba (SP); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Fórum Velho; Jardim dos Bichos; Jardim Municipal de Sorocaba; Largo do Fórum; Oficina Cultural Grande Otelo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística