Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46389
Código de Localidade: 3552205
Município: Sorocaba
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Coronel Fernandes Prestes : [Catedral Metropolitana de Sorocaba : Torre] : Sorocaba, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Antigo Largo da Matriz e atual Praça Coronel Fernando Prestes. Localiza-se nela diversos prédios históricos, como o Gabinete de Leitura, o Sorocaba Clube, a sede central do Clube Recreativo e Catedral Metropolitana de Sorocaba. Definida como Largo da Matriz em 1661, tornando-se local de movimentos políticos e culturais do município. Passou por diversas transformações modificando não só seu nome como seus aspectos estruturais.
Disponível em: http://sorocaba.cidadeinterativa3d.com.br/galeria/praca-coronel-fernando-prestes/?cbg_tz=180. Acesso em: 31 mar.2016.
Atual Catedral Metropolitana de Sorocaba e antiga Matriz de Nossa Senhora da Ponte, também conhecida como a Catedral de Sorocaba ou Catedral Nossa Senhora da Ponte, possuindo como padroeira Nossa Senhora da Ponte, sendo a única com esta padroeira no Brasil. Construída em 1771, quando sua imagem chegou de Portugal, da cidade do Porto. Considerada como a segunda igreja Matriz, pois a primeira foi a atual Igreja de Sant’Ana, mais conhecida como Mosteiro de São Bento. Monsenhor Magaldi reformou a igreja no final de 1918, sob a direção do Padre Luiz Augusto Scicluma. Neste período a Matriz se transferiu para a Igreja Santo Antônio e em 13 de janeiro de 1924, deixou de ser Matriz e passou a ser Catedral, sob a presidência de Dom Duarte Leopoldo e Silva, tendo como primeiro bispo, Dom José Carlos de Aguirre. Em 1912 teve a sua nova fachada realizada sob orientação do Padre Francisco Cangro, no qual também foram fundidos novos sinos e instalado novo relógio nos quais ainda permanecem na igreja. A obra teve término em 1947. Na fachada encontram-se os quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), o brasão da Arquidiocese e a inscrição D.O.M, do Latim Deo Optimo Maximo, que significa: Ao Deus Supremo. A igreja foi, por fim, reinaugurada em 15 de Agosto de 1961.
Disponível em:http://www.catedraldesorocaba.org.br/catedral/index.htm. Acesso em: 31 mar. 2016.
A Torre possui um relógio instalado em 1912, durante uma reforma na fachada da igreja na qual também foram fundidos na época novos sinos, finalizando-se a obra em 1947. O relógio funciona atualmente na Torre da Antiga Matriz de Nossa Senhora da Ponte e atual Catedral Metropolitana de Sorocaba, também conhecida como a Catedral de Sorocaba ou Catedral Nossa Senhora da Ponte. Localizado na Praça Coronel Fernando Prestes.
Disponível em:http://www.vivacidade.com.br/gv_pontos_turisticos_interno.php?id_turistico=756. Acesso em: 8 abr. 2016.
Disponível em: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/387533/relogio-da-catedral-esta-parado-ha-uma-semana. Acesso em: 8 abr. 2016.


Assuntos:
Catedrais; Igrejas (Edifícios); Praças; São Paulo (Estado); Sorocaba (SP); Torres

Título Secundárias: Catedral de Sorocaba; Catedral Nossa Senhora da Ponte; Largo da Matriz; Matriz de Nossa Senhora da Ponte; Praça Cel. Fernando Prestes


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística