Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46314
Código de Localidade: 3501608
Município: Americana
Tipo de material: fotografia
Título: Biblioteca Municipal de Americana : Americana, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Biblioteca Municipal de Americana, apesar de ter sido oficializada na década de 1940, somente em 1955 passou a ser funcional. A pouca frequência, de 100 usuários registrada no primeiro ano, atualmente alcança mais de 60.000 usuários, bem como o acervo inicial de 600 livros evoluiu para uma rica coleção de mais de 100.000 itens.
Após um longo período de constantes mudanças de endereço, na década de 1980, a Biblioteca ganhou este espaço onde se encontra atualmente, no histórico prédio do antigo Grupo Escolar Dr. Heitor Penteado, na Praça Comendador Müller. No início desta mudança, a Biblioteca chegou a dividir o espaço do prédio com o Museu de Arte Contemporânea, que depois foi instalado no Centro de Cultura e Lazer (CCL). Em 1994, passou a se chamar Biblioteca Municipal Professora Jandira Basseto Pântano, em homenagem a uma importante professora americanense.
Encontram-se disponíveis, além dos livros, um acervo de folhetos, revistas, jornais atualizados e o acesso público e gratuito à Internet. Para as crianças, a biblioteca reserva um acervo especial com obras infantojuvenis, uma ludoteca e uma gibiteca.
Disponível em: http://estacaoculturaamericana.blogspot.com.br/2012/03/biblioteca-municipal-de-americana-volta.html. Acesso em: abr. 2016.
Disponível em: http://www.americana.sp.gov.br/v6/americanaV6_index.php?it=89&a=pontosTuristicos_biblioteca. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos:
Americana (SP); Bibliotecas (Edifícios); Bibliotecas públicas; Edifícios públicos; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Biblioteca Municipal Professora Jandira Basseto Pântano; Centro de Cultura e Lazer; Grupo Escolar Doutor Heitor Penteado; Grupo Escolar Dr. Heitor Penteado


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística