Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46276
Código de Localidade: 3548708
Município: São Bernardo do Campo
Tipo de material: fotografia
Título: [Parque Natural Municipal Estoril] : São Bernardo do Campo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1953 a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através do prefeito Lauro Gomes, fez um acordo entre a empresa Light Company que possuía um terreno de 60 mil m² situado na região do Estoril para a construção do Parque Estoril.
Em 1954, tiveram início a limpeza dos bosques, construção do acesso ao terreno, os primeiros quiosques, os sanitários e um poço para seu abastecimento. Assim que foram finalizadas as obras, o parque foi inaugurado.
Em Novembro de 2013 o parque foi transformado em Unidade de Conservação, garantindo assim a preservação da fauna e da flora local, bem como a preservação dos recursos naturais existentes. Houve a alteração do nome para Parque Natural Municipal Estoril Virgílio Simionato.
O Zoológico de São Bernardo do Campo foi inaugurado em 5 de outubro de 1985 e ocupa uma área de dez mil m² no interior do Parque Natural Municipal Estoril.
Durante esses quase 30 anos, o zoo optou em manter para exposição animais silvestres brasileiros, representantes do bioma Mata Atlântica, trazendo para o público a aproximação com a fauna silvestre da região. O zoológico também oferece atividades de educação ambiental e treinamento para a polícia e para as guardas municipais ambientais.
Os visitantes ainda contam com atrações como academia de ginástica ao ar livre, pedalinhos, teleférico, a Capela de São Bartolomeu, restaurante, lanchonetes, além de uma programação especial de atividade de Educação Ambiental.
Disponível em: http://www.riachogrande.net/2011/parqueestoril.html. Acesso em: abr. 2016.
Fotografia cedida pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.


Assuntos:
Parques; Parques urbanos; São Bernardo do Campo (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Parque Natural Municipal Estoril Virgílio Simionato


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística