Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46243
Código de Localidade: 3548708
Município: São Bernardo do Campo
Tipo de material: fotografia
Título: Escola Técnica Industrial Lauro Gomes : São Bernardo do Campo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Escola Técnica Industrial (ETI) de São Bernardo do Campo foi criada pela Lei nº. 3734, de 15 de janeiro de 1957, que aprovou o Convênio celebrado em 11 de junho de 1956, entre o Governo do Estado, Ministério da Educação e Cultura e a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, objetivando a criação, instalação e funcionamento de uma escola de ensino técnico-industrial. Coube à Prefeitura a doação de terrenos necessários à construção da escola e as atividades didáticas foram iniciadas em março de 1965 com o curso Técnico Industrial de Construção de Máquinas e Motores, atualmente Técnico em Mecânica.
Quando a escola iniciou as suas atividades escolares, em março de 1965, apenas o bloco 6, apesar de inacabado, estava em condições de uso. Ali foram instaladas as salas de aula, no pavimento superior, e a oficina da prática profissional e o refeitório no pavimento inferior, ficando a parte administrativa instalada no bloco central. Todas as demais modificações dependiam de trabalhos de pisos, alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas e demais acabamentos.
Por força do Decreto nº. 48896, de 12 de outubro de 1966, esta escola teve a sua denominação alterada de Escola Técnica Industrial de São Bernardo do Campo para Escola Técnica Industrial Lauro Gomes, em homenagem ao Prefeito Lauro Gomes que durante a sua vida pública se empenhou para a criação da Escola Técnica.
Em dezembro de 1978 a escola concluiu a ala direita do bloco 5, última dependência importante ligada ao ensino.
A partir de 1º. de janeiro de 1981, por força do Decreto nº. 16309, de 04 de dezembro de 1980, a ETI, juntamente com outras escolas profissionalizantes de 2º grau, de convênios similares, foi integrada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza"(CEETEPS).
Atual Escola Técnica Estadual Lauro Gomes.
Disponível em: http://www.etelg.com.br/paginaete/escola/historico.htm. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos:
Edifícios escolares; Escolas; Escolas técnicas; São Bernardo do Campo (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Escola Técnica Estadual Lauro Gomes; Escola Técnica Industrial de São Bernardo do Campo; ETI


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística