Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45900
Código de Localidade: 3552403
Município: Sumaré
Tipo de material: fotografia
Título: Clube Recreativo Sumaré : Sumaré, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1975
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Clube Recreativo Sumaré surgiu no ano de 1950, resultado da fusão de duas agremiações antigas da cidade: o Grêmio Esportivo Paulista e o o Clube Recreativo e Esportivo Alliança. O Alliança foi fundado em 1918 por imigrantes portugueses e o Paulista foi fundado em 1907. O Alliança tinha sua sede social na rua Antonio Jorge Chebabi, na quadra entre a rua 7 de Setembro e a Praça da República. A sede do Paulista ficava na antiga 5ª. Travessa, depois rua José Maria Miranda, entre a rua 7 de Setembro e a Praça da República, onde hoje é o prédio do Convívio Comercial.
No dia 13 de março de 1950 aconteceu a fundação oficial do Clube Recreativo Sumaré – e não 13 de maio de 1950, como consta no atual e nos antigos Estatutos da agremiação, bem como em diversos livros de História de Sumaré.
Ela aconteceu na sede provisória do Alliança, na rua 7 de Setembro n.157, em Assembleia Geral dos dois clubes, que ratificaram a fusão. As condições para a fusão, aprovadas pelos presentes, foram as seguintes: construção de uma nova sede social; união total dos patrimônios; nova denominação, que não constaria o nome de Alliança, nem de Paulista.
As assembleias que se sucederam foram, oficialmente, do Clube Recreativo Sumaré. Na primeira foi eleito seu primeiro presidente: José Maria Matosinho. A segunda diretoria eleita, com Antonio Sanguini na presidência, inaugurou a sede social na rua Antonio Jorge Chebabi n. 1309.
Disponível em: http://www.promemoriasumare.com.br/revista-digital/edicao2.pdf. Acesso em: mar. 2016.
Inscrição na foto: Conjunto poliesportivo.


Assuntos:
Clubes; São Paulo (Estado); Sumaré (SP)

Título Secundárias: Clube Recreativo e Esportivo Alliança; Grêmio Esportivo Paulista


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística