Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45757
Código de Localidade: 3509502
Município: Campinas
Tipo de material: fotografia
Título: Casa de Saúde Campinas : Campinas, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1881, um grupo de imigrantes italianos sentiu a necessidade de melhorias nas áreas de saúde e educação para a comunidade na cidade de Campinas. Para sanar tais carências, foi fundada uma escola e uma casa de caridade, que posteriormente se tornaria um centro recreativo, cultural e beneficente para atender os filhos e descendentes da Itália.
Em uma reunião realizada no Teatro São Carlos, oficializou a fundação da Sociedade Italiana em Campinas, no dia 17 de abril de 1881.
Em 10 de junho de 1884, a Câmera Municipal de Campinas concedeu uma área, localizada na Praça Riachuelo, para o início das obras do hospital e da escola. Meses depois, a pedra fundamental da sede própria foi lançada, a partir do projeto idealizado pelo engenheiro Samuele Malfatti e com a colaboração do engenheiro-arquiteto Ramos de Azevedo. Mesmo em obras, o prédio começou a ser usado como sede oficial do Circolo Italiani Uniti.
Em 1938, os efeitos da guerra chegam ao país, obrigando o Circolo, por força do Decreto de Lei nº 383, da República Brasileira a alterar seus estatutos e medidas para não fechar suas dependências. Desta forma, em 20 de setembro de 1942, o Circolo realizou uma assembleia geral, destinada a fundar uma sociedade civil, com fins filantrópicos e para constituir na cidade um hospital brasileiro, chamado Casa de Saúde Campinas, em homenagem à cidade.
O hospital é pioneiro no transplante renal do interior do Estado de São Paulo.
Disponível em: http://www.casadesaudecampinas.com.br/ahistoria.php. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Campinas (SP); Edifícios hospitalares; Hospitais; São Paulo (Estado)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística