Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45687
Código de Localidade: 4305108
Município: Caxias do Sul
Tipo de material: fotografia
Título: Réplica de Caxias do Sul de 1885 : Festa da Uva : Caxias do Sul, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Uma das atrações mais tradicionais da Festa da Uva e do Parque de Eventos, é representada nas 18 casas, uma igreja e um coreto e o espaço oferece agência de turismo, venda de produtos coloniais, lanches típicos e café colonial; Museu da Água; Museu do Lixo e Museu do Comércio; e artesanato. Diariamente, são realizadas ambientações com grupos de teatro e apresentações musicais.
Disponível em: https://www.caxias.rs.gov.br/comunicacao/noticias_ler.php?codigo=27408. Acesso em: fev. 2016.
Em 1931 foi realizada a primeira Festa da Uva em Caxias do Sul, uma cidade em pleno desenvolvimento. Com uma produção de quase 42 mil toneladas de uva, o município era responsável por quase um terço de toda a produção gaúcha da fruta. Naquele ano, os produtores daqui haviam exportado 21,1 milhões de litros de vinho tinto e a Festa da Uva era a celebração desse sucesso.
Assim, a primeira Festa da Uva foi uma celebração da vindima. Não houve desfile de carros alegóricos nem escolha das Soberanas, mas uma exposição discreta e elegante de uvas, na sede do Recreio da Juventude. O sucesso foi tanto que, antes mesmo de acabar essa edição, já estava sendo planejada a seguinte, realizada em 1932.
Atualmente a Festa da Uva é realizada no Parque de Exposição Dr. Mário Bernardino Ramos (Parque da Festa Da Uva), e recebe cerca de 800 mil pessoas.
Disponível em: http://www.festanacionaldauva.com.br/Historia.aspx. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Agricultura; Caxias do Sul (RS); Exposições; Parques; Rio Grande do Sul

Título Secundárias: Réplica de 1885; Réplica de Caxias 1885


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística