Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45505
Código de Localidade: 4108304
Município: Foz do Iguaçu
Tipo de material: fotografia
Título: Aeroporto : Foz do Iguaçu, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Objetivando a construção de um Campo de Aviação em Foz do Iguaçu, em 1933, iniciaram-se as negociações para aquisição de um terreno no intuito de estabelecer uma linha do Correio Aéreo Militar que cobriria a região de Foz do Iguaçu e Guaíra. O local escolhido foi onde se encontra atualmente o Clube Gresfi, distante da cidade na época.
Em 1º de abril de 1935 foi realizado o pouso inaugural, com um aparelho de treinamento, biplano, com dois lugares totalmente descobertos, e que vinha da cidade de Campo Grande.
Em 1938, a Companhia PAN AM inaugurou uma linha internacional que fazia o trajeto Rio- Assunción - Buenos Aires, uma vez por semana, com pouso em Foz do Iguaçu. Foi através desses voos que o município começou a receber visitantes ilustres como Walt Disney, Henry Fonda e Grace Moore.
Em 1941, o então Presidente da República Getúlio Vargas inaugurava o 1º Aeroporto do Parque Nacional do Iguaçu, sendo por muito tempo o aeroporto de Foz do Iguaçu, até ser desativado em 1974, devido a construção do novo aeroporto.
O Aeroporto foi transferido do local e instalado nas proximidades da BR 469, sendo que a pista asfaltada foi inaugurada em 1967, e o Terminal de Passageiros, em 1972. Em 07 de janeiro de 1974 o terminal passou a ser administrado pela INFRAERO – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.
Disponível em: http://files.comunidades.net/nivaldopsilva/Historia_de_Foz_do_Iguacu1_Veja.pdf. Acesso em: jan. 2016
Disponível em: http://www.pmfi.pr.gov.br/turismo/?idMenu=1226. Acesso em: jan. 2016


Assuntos:
Aeroportos; Foz do Iguaçu (PR); Paraná

Título Secundárias: Campo de Aviação; Clube Gresfi; Grêmio Esportivo e Social de Foz do Iguaçu


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística