Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45407
Código de Localidade: 3136702
Município: Juiz de Fora
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista interna da] Biblioteca da Faculdade de Direito : Juiz de Fora, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Vila Ceci localizada à Rua Santo Antônio, 1112 foi construída na década de 20 pelo Doutor Clóvis Mascarenhas. Em setembro de 1928, a casa foi vendida para Domingos de Araújo. Em janeiro de 1953, a Faculdade de Direito de Juiz de Fora adquiriu o imóvel e neste a referida faculdade permaneceu até agosto de 1972. Em 1972, o Fórum da Cultura, núcleo divulgador da cultura local, foi criado.
O prédio abriga o Fórum da Cultura, com as seguintes entidades: Coral Universitário, Centro de Estudos Teatrais‐Grupo Divulgação, Associação de Cultura Luso‐Brasileira, Museu de Folclore da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora.
Disponível em: http://www.acessa.com/cidade/arquivo/ruas/2008/11/18-santo_antonio/. Acesso em: jan. 2016.
A partir de março de 1934, um grupo remanescente de professores da Faculdade de Direito, fechada pelo Decreto de 1915, se reunia sob a presidência do seu antigo Diretor, Dr. Antônio Augusto Teixeira, com o intuito de retomar das atividades.
O pedido de reabertura justificou-se no fato de que a instituição apresentava, naquele momento, os requisitos necessários ao seu reconhecimento pelo Governo Federal para efeito de validades dos diplomas que viesse a expedir.
Em 1936, houve a solicitação preliminar ao Conselho Nacional de Educação, mas o reconhecimento ocorreu somente com a publicação do Decreto nº 9.026, de 17/3/1942. Em dezembro do mesmo ano, colou grau a primeira turma da Faculdade de Direito de Juiz de Fora.
A Faculdade funcionava nas instalações do Instituto Granbery na Rua Batista de Oliveira, nº 1145. Em 1952 houve a aquisição da sede própria: um palacete localizado na Rua Santo Antônio, nº 1192, no centro da cidade. Após as reformas necessárias para a ampliação e adaptação das atividades docentes, em 17 de março de 1954, foi inaugurado o solar denominado pela Congregação de ‘Benjamin Colucci’ – o atual Fórum da Cultura.
Com a criação da Universidade Federal de Juiz de Fora, com a Lei nº 3.858, de 23 de dezembro de 1960, promoveu-se a incorporação de Direito.
Atualmente, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora está instalada em três prédios no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Disponível em: http://www.ufjf.br/direito/files/2014/09/Projeto-Pedago%C2%B4gico_vers%C3%A3o-final.pdf. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Bibliotecas (Edifícios); Bibliotecas universitárias; Juiz de Fora (MG); Minas Gerais; Universidades e faculdades


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística