Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45380
Código de Localidade: 3136702
Município: Juiz de Fora
Tipo de material: fotografia
Título: Salão Cel. João Marcelino Ferreira da Silva : Juiz de Fora, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Salão Cel. João Marcelino Ferreira da Silva localiza-se na sede do Tiro de Guerra 17, fundado em 1908 pelo tenente João Marcelino Ferreira da Silva, que aposentara-se como general de reserva. No frontispício do prédio vê-se gravado em alto relevo as Armas da República, o nome do Tiro de Guerra e data de sua fundação em 1908. O objetivo do mesmo era ministrar a todos os cidadãos brasileiros que voluntariamente se apresentassem, os conhecimentos militares indispensáveis para que pudessem ser relacionados como reservistas de segunda categoria do Exército.
Foi uma das primeiras Sociedades de Tiro do país e suas atividades foram encerradas pelo governo Getúlio Vargas. O edifício‐sede foi doado à Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres. Ao Centro Espírita Venâncio Café foi concedido o usofruto para todo sempre do segundo pavimento do referido prédio.
O edifício recebeu o nome de um dos residentes do clube, reeleito por 8 vezes.
Disponível em: https://www.pjf.mg.gov.br/administracao_indireta/funalfa/patrimonio/historico/tiro_guerra.php. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://www.acessa.com/cidade/arquivo/ruas/2008/11/18-santo_antonio/. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Clubes; Juiz de Fora (MG); Minas Gerais

Título Secundárias: Salão Coronel João Marcelino Ferreira da Silva; Tiro de Guerra 17


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística