Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45276
Código de Localidade: 3301009
Município: Campos dos Goytacazes
Tipo de material: fotografia
Título: Vista panorâmica da cidade : [Rio Paraíba do Sul : Ponte de Ferro : Ponte Barcelos Martins] : Campos dos Goytacazes, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul tem importância no cenário nacional por estar localizada entre os maiores polos industriais e populacionais do País e pelo processo que envolve o gerenciamento de seus recursos hídricos. Caracteriza-se pelos acentuados conflitos de usos múltiplos e pelo peculiar desvio das águas para a bacia hidrográfica do rio Guandu com a finalidade de geração de energia e abastecimento de cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro formando o Sistema Hidráulico do Rio Paraíba do Sul.O rio Paraíba do Sul resulta da confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga, que nascem no Estado de São Paulo, a 1.800 metros de altitude. O curso d’água percorre 1.150km, passando por Minas, até desaguar no Oceano Atlântico em São João da Barra (RJ). Os principais usos da água na bacia são: abastecimento, diluição de esgotos, irrigação e geração de energia hidrelétrica, sendo que o Paraíba do Sul é o principal manancial de abastecimento do estado do Rio de Janeiro. No leito do rio Paraíba do Sul estão localizados importantes reservatórios de usinas hidrelétricas, como Paraibuna, Santa Branca e Funil.
Disponível em: ttp://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/outorgaefiscalizacao/RioParaibadoSul.aspx .Acesso em: out. 2015.
A Ponte de Ferro, ou ponte da Leopoldina Railway foi construída sobre o Rio Paraíba do Sul em Campos no ano de 1907, unindo os trechos norte e sul do rio. A linha da ferrovia funcionava para carga e era operada pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=32760.Acesso em: out. 2015.
A Ponte Barcelos Martins, ou “Ponte de Pau”, ou ainda “Ponte Municipal”, como ficou conhecida no passado, foi inaugurada em 05 de abril de 1873. José Martins Pinheiro, primeiro e único barão da Lagoa Dourada foi o responsável pela criação da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. Apesar de seu atrativo estilo moderno, com pilares de bronze e estrutura de ferro, ficou conhecida como Ponte de Pau por possuir originalmente o seu tabuleiro em madeira. É mais uma obra construída pela iniciativa privada no período do ciclo áureo do açúcar. Durante muitos anos a comunicação entre as margens do Rio Paraíba do Sul era feita pela barca-pêndula, puxada por cordas ou canoas. Chamava-se Ponte Municipal, passando a se chamar Barcelos Martins em 1964. A ponte foi entregue à municipalidade em 1890, onde era cobrado pedágio.
Disponível em: http://www.ururau.com.br/cidades43254_H%C3%A1-141-anos-era-inaugurada-a-Ponte-Barcellos-Martins-(a-Ponte-de-Pau). Acesso em: out. 2015.


Assuntos:
Campos dos Goytacazes (RJ); Cidades e vilas; Habitações; Paraíba do Sul, Rio; Pontes; Rio de Janeiro (Estado); Rios; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Ponte da Leopoldina Railway; Ponte de Pau; Ponte Ferroviária; Ponte Municipal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística