Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45157
Código de Localidade: 2604106
Município: Caruaru
Tipo de material: fotografia
Título: Rua da Matriz : Paço Municipal : Paróquia de Nossa Senhora das Dores : Caruaru, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Atual Praça Deputado Henrique Pinto.
Disponível em: http://www.jornalvanguarda.com.br/v2/?pagina=noticias&id=7703. Acesso em: Dez.2015.
Atual Palácio Episcopal, o antigo Paço Municipal foi erguido no fim do século 19. Além de sede da prefeitura, o espaço já foi usado como hospital, até ser transformado na residência do bispo diocesano.
Disponível em: http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2013/08/instituto-luta-para-preservar-predios-historicos-em-caruaru.html. Acesso em: dez.2015.
Em 19 de novembro do ano de 1944, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Miguel de Lima Valverde, no salão nobre do Clube Intermunicipal formou a comissão pró-bispado para prosseguir com os encaminhamentos visando à criação do novo bispado em Caruaru.
O Papa Pio XII, em 07 de agosto do ano de 1948, através da Bula "Quae Maiori Christifidelium" erige canonicamente o novo bispado, a Diocese de Caruaru.
Em 1840, aproximadamente, foi organizada, em Caruaru, a Irmandade de Nossa Senhora das Dores com a finalidade de desenvolver o culto público e promover obras de zelo e de apostolado.
Em 1846, foi doado um terreno localizado no Cedro, para servir de patrimônio à Capela de Nossa Senhora das Dores e, em 1º de Novembro de 1846, o Frei Euzébio de Sales presidiu a bênção da pedra fundamental desta Capela.
Nesse tempo, era Bispo de Olinda Dom João da Purificação Marques Perdigão. Houve o desmembramento do território da nova freguesia da Paróquia de São Caetano, cujo Vigário, Padre Antônio Jorge Guerra, foi nomeado primeiro Vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Caruaru.
A Diocese de Caruaru foi criada a 7 de agosto de 1948, pelo Papa Pio XII, através da Bula "Quae Maiori Christifidelium", sendo a Matriz de Nossa Senhora das Dores a Catedral Diocesana.
Disponível em: http://www.diocesedecaruaru.com.br/a-diocese/historia. Acesso em: dez.2015.


Assuntos:
Capelas; Caruaru (PE); Catedrais; Edifícios públicos; Igrejas (Edifícios); Paróquias; Pernambuco; Praças; Prefeituras

Título Secundárias: Capela de Nossa Senhora das Dores; Catedral de Nossa Senhora das Dores; Catedral Diocesana; Igreja das Dores; Igreja de Nossa Senhora das Dores; Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores; Irmandade de Nossa Senhora das Dores; Palácio Episcopal; Praça Deputado Henrique Pinto


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística