Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45065
Código de Localidade: 3303906
Município: Petrópolis
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista panorâmica da cidade] : Avenida 15 de Novembro : Obelisco dos Colonizadores : Petrópolis, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Rua do Imperador teve seu nome modificado para Avenida XV de Novembro após a Proclamação da República, em meados do século XIX. Através da Lei nº 4.001, de 09 de outubro de 1979, foi restaurada a antiga denominação de Rua do Imperador e tem início as duas pistas, na Praça da Inconfidência e termina, o lado par, na confluência das ruas Dr. Nélson de Sá Earp e Prof. Pinto Ferreira e, o lado ímpar, no início da Rua Washington Luiz. A Rua do Imperador foi em 1845, o centro comercial da cidade desde a fundação da Imperial Colônia de Petrópolis. A partir de 1850 começou a construção de vivendas e sobrados com lojas comerciais no térreo, cujos proprietários eram portugueses e alemães. A elite política e financeira Imperial construía suas vivendas nas ruas próximas à Rua do Imperador. Em 1857 já havia um considerável comércio pela rua. A mudança da numeração da rua se deu em 1905, por proposta dos engenheiros Henrique Silusse Lussac e Henrique Gonçalves Pêssego, passando a ser feita por metragem que, aprovada pela Câmara Municipal foi adotada por toda a cidade, seguindo tendência mundial, iniciada na França e que começou a ser adotada na maioria das capitais brasileiras, pela mesma época.
Disponível em: http://www.alemanhaeamusica.com.br/historia/petropolis/a-historia-da-rua-do-imperador. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: http://www.petronline.com.br/materias.php?cod=242&mat=1&mes=06&ano=2001&flg=223. Acesso em: out. 2015.
O Obelisco dos Colonizadores possui 20 metros de altura e teve sua inauguração em 29 de setembro de 1957 pelo Presidente Juscelino Kubitscheck, ano em que Petrópolis comemorava o centenário da sua elevação à categoria de cidade. Sua construção foi na administração do prefeito Flávio Castrioto de Figueiredo e Melo. O Obelisco traz o nome das famílias alemãs colonizadoras de Petrópolis, em quatro placas de bronze. Localiza-se na Rua do Imperador, no centro da cidade.
Disponível em: http://www.petronline.com.br/materias.php?cod=242&mat=1&mes=06&ano=2001&flg=223. Acesso em: out. 2015.


Assuntos:
Cidades e vilas; Habitações; Obeliscos; Petrópolis (RJ); Rio de Janeiro (Estado); Ruas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Av. 15 de Novembro; Avenida Quinze de Novembro; Avenida XV de Novembro; Rua do Imperador


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística