Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 44497
Código de Localidade: 2408003
Município: Mossoró
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Rodolfo Fernandes : Cine Pax : Mossoró, RN
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1957
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A denominação original desta praça, citada por Câmara Cascudo, foi à de Praça do Cano de Esgoto. Em1883, Romualdo Lopes Galvão, o então presidente da Câmara Municipal do Império, aprovou o projeto de mudança da nomenclatura urbana, pelo qual esta praça passou por uma reforma e a denominar-se Praça 6 de Janeiro, homenageando a data de fundação, 06 de janeiro de 1883, da Sociedade Libertadora Mossoroense, cujo objeto era campanha em prol da liberdade dos escravos daquela cidade.
Contudo, em 1905, o Mossoroense, periódico local, noticiava nova mudança da nomenclatura dos logradouros públicos, e esta praça passa a ser Praça 15 de Novembro. Também, de forma popular, esta praça foi chamada por Praça do Comércio e Praça do Cine Pax.
O último e atual nome da Praça se dá em homenagem ao Coronel Rodolfo Fernandes de Oliveira Martins.
Disponível em: http://blogdetelescope.blogspot.com.br/2011/08/praca-rodolfo-fernandes-mossoro-rn.html. Acesso em: out. 2015.
O Cine Pax foi fundado em 1943, através de uma parceria de empresários da cidade e prefeitura municipal, que na época tinha como prefeito o padre Luís Ferreira da Cunha Mota, preocupados em trazer a arte e cultura para o entretenimento dos mossoroenses. Jorge Luís Albuquerque integrou o grupo de empresários em 1943 na fundação deste cinema. Com o passar dos anos adquiriu o cinema, que transformou-se em patrimônio da família.
Atualmente o Cine Pax continua sob a responsabilidade da família de Jorge Albuquerque Pinto, tendo como atual proprietário Luís Pinto, filho de Jorge Albuquerque Pinto.
O Cine Pax permanece hoje como único da cidade de Mossoró.
Disponível em: http://www2.uol.com.br/omossoroense/2502/cultura.htm. Acesso em: out. 2015.


Assuntos:
Cinemas; Mossoró (RN); Praças; Rio Grande do Norte

Título Secundárias: Praça 15 de Novembro; Praça 6 de Janeiro; Praça do Cano de Esgoto; Praça do Cine Pax; Praça do Comércio


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística