Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 44319
Código de Localidade: 3157807
Município: Santa Luzia
Tipo de material: fotografia
Título: Solar Teixeira da Costa : Santa Luzia, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O primeiro proprietário da casa foi o padre Manoel Pires de Miranda em 1818. Durante a Revolução Liberal de 1842, a casa serviu como quartel-general do revolucionário Teófilo Ottoni. Nos últimos combates contra as tropas imperiais comandadas por Caxias, a casa ficou em meio à luta. Ainda hoje existem marcas das balas em suas janelas.
E em 1858, passou a pertencer à Baronesa de Santa Luzia ,funcionando como “Casa de São João de Deus” e, no ano de 1893, foi vendida a Manuel Teixeira da Costa. Atualmente pertence à municipalidade, abrigando a Casa de Cultura e o Museu Histórico Aurélio Dolabella, que possui em seu acervo peças do cotidiano luziense dos séculos 18, 19 e 20, peças sacras e um valioso acervo de partituras de músicas sacras coloniais.
Disponível em: http://www.descubraminas.com.br/Turismo/DestinoAtrativoDetalhe.aspx?cod_destino=9&cod_atrativo=313. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.cmsantaluzia.mg.gov.br/pontos-turisticos.php. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Centros culturais; Edifícios históricos; Habitações; Minas Gerais; Museus (Edifícios); Quartéis; Santa Luzia (MG)

Título Secundárias: Casa da Cultura; Casa de São João de Deus; Museu Histórico Aurélio Dolabela; Quartel-general


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística