Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 44303
Código de Localidade: 3170107
Município: Uberaba
Tipo de material: fotografia
Título: 4º Batalhão da Polícia Militar : Uberaba, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A cidade de Uberaba até 1898 foi sede do então, 2º Batalhão da Brigada do Exército Brasileiro, de onde tempos depois, segundo determinação do Governador do Estado de Minas Gerais, foi transferido para a cidade de Belo Horizonte, rebaixando Uberaba para um simples destacamento. Foi então que, anos depois, Uberaba, recebeu, no dia 25 de novembro, o 4º Batalhão de Brigada Policial. Durante os anos a Unidade recebeu vários nomes, até ser definitivamente denominado 4º Batalhão da Polícia Militar.
O 4º BPM possuiu três sedes em diferentes locais, vindo a última a ser construída no Bairro Fabrício após um acordo com a Prefeitura de Uberaba. Em 1940, a tropa foi recebida no Bairro Fabrício, havendo desfile com os soldados marchando por toda cidade até chegar na sede do quartel.
Disponível em: http://www.ummg.org.br/index.php/noticias/338-4o-bpm-completa-100-anos-de-existencia. Acesso em: set. 2015.
Inscrição na foto: Pavilhão principal (frente).


Assuntos:
Minas Gerais; Policiais; Quartéis; Uberaba (MG)

Título Secundárias: 4º Batalhão de Brigada Policial; 4º BPM; Quarto Batalhão da Polícia Militar


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística