Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 43430
Código de Localidade: 3548906
Município: São Carlos
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea da cidade : Câmara Municipal : São Carlos Clube : Catedral de São Carlos : São Carlos, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A primeira sessão da Câmara Municipal de São Carlos data de 15 de setembro de 1865. Foi o Major Joaquim Roberto Rodrigues Freire o seu primeiro presidente. Como não havia um prédio para sediar os trabalhos, os vereadores foram empossados na residência do Tenente-coronel Antônio Carlos de Arruda Botelho. Era ainda a Vila de São Carlos do Pinhal e a Câmara funcionou em residências até ocupar seu primeiro prédio oficial em 22 de outubro de 1884.
O primeiro edifício da Câmara localizava-se na Praça Coronel Salles fazendo frente com o atual São Carlos Clube. Permaneceu ali até 1921, ano em que foi adquirido o palacete onde residiu o Conde do Pinhal, que então passou a sediar o Legislativo.
A mudança para o atual prédio se deu em 1952, quando era presidente o Dr. Aldo de Cresci. Antes da Câmara ocupar o Edifício Euclides da Cunha, Entre os anos 1970 e início dos 80 no andar térreo funcionou a Delegacia Seccional de Polícia, o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e o Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César.
A denominação do prédio, decidida em 1960, foi uma homenagem ao autor de “Os Sertões”, que residiu na cidade na época em que o prédio foi construído (1900). Euclides da Cunha acompanhava, como engenheiro do Estado, a construção do prédio do Grupo Escolar Coronel Paulino Carlos. Por um curto período, a sede da Câmara abrigou também o Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César.
O prédio, projetado pelo arquiteto francês radicado no Brasil, Victor Dubugras, está em processo de tombamento pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos e está entre os prédios declarados de interesse histórico pelo município.
Disponível em: http://www.camarasaocarlos.sp.gov.br/portal/index.php/2014-02-07-16-28-13/historico. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://www.revelandosaocarlos.com.br/politica/edificio-euclides-da-cunha-completa-115-anos/. Acesso em: jul. 2015.
Em 1944, o prédio da Avenida São Carlos passou a ser a sede social do São Carlos Clube, através de uma fusão entre o Tênis Clube e o Clube Comercial. Até então, o local abrigava o Clube Comercial, ponto de encontro da sociedade são-carlense. Lá foram realizados bailes de gala, de carnaval, de debutantes e inúmeros espetáculos. A sede Avenida é hoje uma referência cultural em São Carlos, com apresentações musicais, teatrais, exposições de pintura, fotografia e escultura, abertas a toda comunidade.
Disponível em: http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/turismo-pontos-turisticos/115446-atrativos-historico-culturais.html. Acesso em: jul. 2015
Em 2 de fevereiro de 1858, foi criada a Paróquia de São Carlos Borromeu, por Dom Antônio Joaquim de Mello, então Bispo de São Paulo. Naquela época, existia somente a Diocese de São Paulo. Com a Criação da Diocese de São Carlos em 7 de junho de 1908 pela Bula “Diocesium nimiam amplitudinem” pelo Papa Pio X, a Paróquia São Carlos Borromeu foi elevada à dignidade de Igreja Catedral.
Disponível em: http://catedralsaocarlos.com.br/galeria-de-fotos/fotos-historicas-da-catedral/aniversario-paroquia. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Câmaras municipais; Catedrais; Cidades e vilas; Clubes; Edifícios públicos; Habitações; Igrejas (Edifícios); Paróquias; São Carlos (SP); São Paulo (Estado); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Cadeia pública; Catedral Diocesana de São Carlos; Clube Comercial; Departamento de Ordem Política e Social; DOPS; Edíficio Euclides da Cunha; Fórum da Comarca; Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César; Paróquia de São Carlos Borromeu


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística