Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 43181
Código de Localidade: 3554102
Município: Taubaté
Tipo de material: fotografia
Título: Solar da Viscondessa de Tremembé : Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté : Taubaté, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Construído em meados do século 19, o Solar da Viscondessa do Tremembé, que tem suas características originais restauradas pelo Projeto Restau, da Universidade de Taubaté (Unitau). Em 1936, o empresário Félix Guisard, criou no espaço o Museu Histórico de Taubaté. Dois anos depois, em 1938, o prefeito da época, Antônio Marcondes Castilho, transformou o Museu Histórico em Museu Municipal de Taubaté. Em 1951, passou a funcionar no Solar o Ginásio Taubateano, que teve seu funcionamento interrompido no início da década de 1970.
Em 1973, cria-se a Federação das Faculdades e Universidades de Taubaté, que compra o Solar no ano seguinte. Com a instituição da Universidade de Taubaté, criada a partir da Federação, em 1974, o Solar torna-se sede da Reitoria, que lá permaneceu até 1981. De 1982 a 1998, o local passa a abrigar o Departamento e a Clínica de Psicologia e, em 1998, torna-se sede do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade. No ano de 2007, o Casarão passou a integrar o grupo de prédios escolhidos, pela importância histórica, para serem recuperados pelo Projeto Restau. Hoje, o Solar da Viscondessa, que foi tombado pelo (CONDEPHAAT) em 1985, consolida sua vocação cultural e passa a sediar, novamente, o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica, além de uma galeria de arte, a Galeria da Viscondessa, incentivando e fortalecendo a cultura na cidade de Taubaté.
Disponível em: http://cdph.webnode.com.br/solar/historia/. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Aspectos psicológicos; Edifícios escolares; Escolas; Hospitais; Institutos de pesquisa; Museus (Edifícios); São Paulo (Estado); Taubaté (SP); Universidades e faculdades

Título Secundárias: Centro de Documentação e Pesquisa Histórica; Clínica de Psicologia; Ginásio Taubateano; Museu Histórico de Taubaté; Museu Municipal de Taubaté; Reitoria


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística