Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42924
Código de Localidade: 2408102
Município: Natal
Tipo de material: fotografia
Autor: Alves, João Maria
Título: Praça 7 de Setembro : [Monumento à Independência] : Palácio Potengi : Natal, RN
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1914, foi demolido um quarteirão inteiro da Rua da Conceição com o objetivo de implementar no local um novo espaço público, a Praça 7 de Setembro. Em 1922, em comemoração ao 1º Centenário da Independência do Brasil, foi erguido no centro da praça o Monumento à Independência, projeto do escultor A. Bibiano Silva.
Disponível em: http://www.geoturismobrasil.com/artigos/Monografia%20Patrim%C3%B4nio%20Geol%C3%B3gico%20do%20Centro%20Hist%C3%B3rico%20de%20Natal%20-%20Heliana%20Carvalho%202010.pdf. Acesso em: jul. 2015.
A Praça, também conhecida como Praça da Independência, é localizada na Cidade Alta. O Monumento possui as placas de Dom Pedro I, José Bonifácio, Frei Miguelinho e Antônio Melo de Souza.
Disponível em: http://portalnoar.com/policia-investiga-roubo-de-pecas-de-monumento-historico-no-centro-de-natal/. Acesso em: jul. 2015.
Antigo Palácio Potengi, inaugurado em 1873 e atual Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, conhecido também como Palácio da Cultura, Espaço Cultural Pinacoteca do Estado e Palácio do Governo. O Palácio já abrigou a sede do Governo do Estado entre 1902 e 1995 e é considerado a maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal. Funciona atualmente como um centro cultural, com exposições permanentes das obras mais relevantes da Pinacoteca Potiguar.
Disponível em: http://turismo.natal.rn.gov.br/pi.php. Acesso em: jun. 2015.


Assuntos:
Centros culturais; Edifícios públicos; Monumentos; Natal (RN); Praças; Prefeituras; Rio Grande do Norte

Título Secundárias: Espaço Cultural Pinacoteca do Estado; Palácio da Cultura; Palácio do Governo; Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte; Praça da Independência; Praça Sete de Setembro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística