Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42873
Código de Localidade: 2504009
Município: Campina Grande
Tipo de material: fotografia
Título: Campinense Clube : Campina Grande, PB
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Campinense Clube foi fundado em 12 de abril de 1915 como uma sociedade recreativa dançante, onde os aristocratas da época, do ciclo do algodão em Campina Grande, se divertiam.
Em 1919, o clube criou um departamento para a prática do futebol entre seus associados adeptos do esporte. No entanto, em 1920, a diretoria, apoiada pelo bacharel Severino Procópio, decidiu desativar o departamento, devido a uma série de incidentes e brigas após as partidas. O Colégio Campinense, cujo diretor era Gilberto Leite, um dos fundadores do rubro-negro, foi a primeira sede do Campinense.
A sede do clube encontrava-se onde hoje funciona a Faculdade Unesc, em frente à Praça Cel. Antônio Pessoa, na Rua Miguel Couto.
Disponível em: http://cgretalhos.blogspot.com.br/2009/09/memoria-fotografica-o-campinense-clube.html#.VZQqSo74-Wg. Acesso em: jul. 2015.
Nota-se o parque aquático do Campinense Clube.


Assuntos:
Campina Grande (PB); Clubes; Clubes esportivos; Paraíba


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística