Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42819
Código de Localidade: 3106200
Município: Belo Horizonte
Tipo de material: fotografia
Título: [Estádio Governador Magalhães Pinto] : Igreja de São Francisco [de Assis : Lagoa da] Pampulha : Belo Horizonte (MG)
Local: São Paulo
Editor: Mercator
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Estádio Governador Magalhães Pinto – o Mineirão – nasceu com capacidade de público inferior apenas à do Maracanã, no Rio de Janeiro. Além de palco do futebol, o Mineirão é também um monumento da capital mineira. Sua fachada é tombada pelo Conselho do Patrimônio Histórico de Belo Horizonte e se integra ao conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Disponível em: http://www.minasarena.com.br/mineirao/historia/. Acesso em: jun. 2015.
O projeto da igreja é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira e sua construção terminou em 1945. Os jardins que estão ao redor da Igreja foram projetados por Burle Marx. O pioneirismo das linhas curvas escandalizou o conservadorismo da sociedade da época. As autoridades eclesiásticas não permitiram, por muitos anos, a consagração da capela devido à sua forma inusitada e ao painel de Portinari no altar-mor.
Disponível em: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/bh-primeira-vista/arquitetura/arquitetura-de-belo-horizonte. Acesso em: jun. 2015.


Assuntos:
Belo Horizonte (MG); Estádios; Igrejas (Edifícios); Lagos; Minas Gerais

Título Secundárias: Mineirão


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística