Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42782
Código de Localidade: 3106200
Município: Belo Horizonte
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça da Estação : Museu das Artes e dos Ofícios : vista panorâmica da cidade] : Belo Horizonte (MG)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1904, se deu início a construção da Praça da Estação. Em 1941, a passou a ser Praça Cristiano Otoni, em homenagem às atividades deste político mineiro no setor ferroviário. E em 1923, mudou para Praça Rui Barbosa, em homenagem ao grande jurista brasileiro, recém-falecido.
No no de 1982, foi publicado o poema A Praça da Estação de Belo Horizonte, de Carlos Drummond de Andrade, no jornal Estado de Minas. Em 1998, ocorreu o tombamento municipal do Conjunto Urbano da Praça Rui Barbosa e Adjacências, aprovado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.
Disponível em: http://www.mao.org.br/conheca/o-edificio-e-a-praca/. Acesso em: jun. 2015.
Em outubro de 2000, ao comemorar dois anos de existência, o Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG) anunciou a decisão de implantar o Museu de Artes e Ofícios, com o apoio do Ministério da Cultura e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O museu foi planejado para receber importante coleção organizada ao longo da vida por Angela Gutierrez, presidente do ICFG, com acervo bastante representativo da história do trabalho pré-industrial no país.
O local escolhido foram os edifícios tombados da antiga Estação Ferroviária Central, no centro de Belo Horizonte. O Museu de Artes e Ofícios foi inaugurado em 14 de dezembro de 2005, ocupando um espaço de mais de 15.000 m² – sendo mais de 9.200 m² de área construída, com a abertura ao público no dia 10 de janeiro de 2006.
Disponível em: http://www.mao.org.br/conheca/implantacao-do-museu/. Acesso em: jun. 2015.


Assuntos:
Belo Horizonte (MG); Cidades e vilas; Edifícios históricos; Estações; Ferrovias; Habitações; Minas Gerais; Museus (Edifícios); Praças; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Conjunto Urbano da Praça Rui Barbosa; Estação Central; Estação Ferroviária Central; MAO; Praça Cristiano Otoni; Praça Rui Barbosa


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística