Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42686
Código de Localidade: 5208707
Município: Goiânia
Tipo de material: fotografia
Título: Automóvel Clube de Goiás : Goiânia, GO
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Fundado em 1935, antes mesmo da mudança definitiva da capital do Estado, o Automóvel Clube de Goiânia, foi o primeiro clube da cidade. O Clube era uma sociedade civil de fins recreativos que durante mais de trinta anos cuidou de preservar a área em que se localiza, respeitando suas nascentes e lagos, bem como protegendo a pequena mata existente. Uma reserva ambiental que compõe dentre outras reservas, o alcance dos objetivos primordiais de Attilio Corrêa Lima que teve, ao planejar Goiânia na década de 30, a preocupação com o meio ambiente. Foi por muitos anos ponto de encontro da sociedade goianiense, sediando vários bailes. Passou a se chamar Jóquei Clube de Goiás. Sua sede com elementos formais oriundos tanto dos chalets, quanto a arquitetura dos casarões coloniais. Em seu salão eram recebidas as maiores orquestras nacionais, incluindo a própria orquestra do clube, comandada pelo maestro Geraldo Amaral e outros grades nomes da música. Entre 1947 e 1950, ele reestrutura-se com doações do Estado, ampliando suas atividades que inclui a prática de esportes, inclusive o hipismo. Com o surgimento de novos clubes na década de 1960, o casarão do Jóquei foi demolido, dando lugar à nova sede, mais atual e adequada às necessidades do público frequentador. Atual Parque Municipal Flamboyant.
Disponível em: http://www.fav.ufg.br/seminariodeculturavisual/Arquivos/2013/047-eixo1.pdf. Acesso em: jun. 2015.
Disponível em: http://www.goiania.go.gov.br/shtml/seplam/anuario2013/patrimonio%20historico/Diagn%C3%B3stico_Final%20PACH%20Goi%C3%A2nia%202009.pdf. Acesso em: jun. 2015.
Disponível em: http://patrimoniogoiania.blogspot.com.br/p/bens-tombados-em-goiania.html. Acesso em: jun. 2015.


Assuntos:
Clubes; Goiânia (GO); Goiás (Estado)

Título Secundárias: Jóquei Clube de Goiânia; Jóquei Clube de Goiás; Parque Municipal Flamboyant


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística